A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que mais de 1000 imóveis foram danificados por uma microexplosão na cidade de São Luiz Gonzaga, na região das Missões, no Noroeste gaúcho. De acordo com o órgão, a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente classificou o fenômeno, registrado na noite deste sábado (15), por volta das 22h30.
Um balanço dos prejuízos no município foi divulgado no início da tarde deste domingo (16). De acordo com o levantamento da prefeitura, cerca de 1.200 residências, quatro escolas, dois postos de saúde, o prédio da Secretaria Municipal da Saúde, o Museu Arqueológico e diversos estabelecimentos comerciais foram destelhados por ventos fortes e queda de granizo.
Há confirmação de um ferido devido à tempestade. Uma pessoa se machucou enquanto tentava colocar lonas em sua residência, que estava destelhada.
Os profissionais da Sala de Situação lavarem em conta para classificar o que aconteceu na cidade como microexplosão, os danos registrados e imagens da Brigada Militar. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno que pode ocorrer quando existem tempestades intensas com muitas descargas elétricas, granizo e muita água na sua base.
“Quando a nuvem não suporta mais a quantidade de água, ela despeja toda essa quantidade significativa de chuva em direção ao solo, fazendo com que ocorra muita precipitação em pouco tempo, geralmente sendo acompanhada de rajadas de vento que podem chegar a 150km por hora”, aponta a órgão.