Duas empresas de transporte de passageiros apresentaram propostas para assumir as linhas internunicipais atualmente operadas pela Torrescar. O portal Litoral na Rede apurou a informação com a assessoria de comunicação da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), responsável pela concessão das linhas que interligam cidades no Aglomerado Urbano do Litoral Norte.
Essas duas empresas atenderam a um chamamento público enviado em 7 de março. A medida foi adotada depois de a Torrescar notificar oficialmente o órgão estadual que deixaria de operar 19 linhas nas regiões de Capão da Canoa e Torres.
As empresas que apresentaram propostas, segundo a Metroplan, já operam no Litoral Norte. Uma delas é a São José e a outra é a Unesul. A fundação também confirmou à reportagem que a escolhida deverá manter todas as atuais linhas. [Veja a lista abaixo].
- TO 36 E 101 – CAPÃO DA CANOA / TERRA DE AREIA VIA M. ALTO
- TO 36 E 104 – CAPÃO DA CANOA / ATLÂNTIDA SUL
- TO 36 E 105 – CAPÃO DA CANOA / RAINHA DO MAR
- TO 36 E 107 – ATLÂNTIDA SUL / CURUMIM
- TO 36 E 113 – CAPÃO DA CANOA / OSÓRIO
- TO 36 E 113 A – CAPÃO DA CANOA / OSÓRIO ESTRADA MUNICIPAL
- TO 36 E 121 – OSÓRIO / CERRITO
- TO 36 E 191 – TRÊS PINHEIROS / CAPÃO DA CANOA
- TO 36 E 1941 – ARROIO CARVALHO / TERRA DE AREIA
- TO 36 E 195 – CAPÃO NOVO / XANGRI-LÁ
- TO 36 E 823 – CAPÃO DA CANOA / BOA UNIÃO
- TO 34 E 502 – TORRES / MORRO AZUL
- TO 34 E 507 – TORRES / MORRO DE DENTRO
- TO 34 E533 – TORRES / COLÔNIA SÃO PEDRO
- TO 34 E536 – TORRES / ROÇA DA ESTÂNCIA
- RT 918 – TERRA DE AREIA / TORRES / ULBRA
- RT 919 – CAPÃO DA CANOA / TORRES / ULBRA
- RT 920 – CAPÃO DA CANOA / TORRES / ULBRA
- RT 913 – CAPÃO DA CANOA / XANGRI-LÁ / OSÓRIO/FACOS
“Assim que as duas propostas forem analisadas pela Metroplan os documentos serão encaminhados ao Conselho Estadual de Transporte Metropolitano (CETM) para apreciação e homologação. A empresa vencedora irá assumir o transporte no sábado dia 30 de março”, informou a Metroplan.
A fundação também destaca que a medida adotada é para manter o serviço, mas que a concessão das linhas dos aglomerados urbanos e da Região Metropolitana será realizada, em breve, por licitação, conforme estabelecem ações judicias.
A diretora da Torrescar, Renata Guimarães Dimer, conversou com a reportagem do portal Litoral na Rede e relatou que a operação não era mais viável economicamente. Confira a matéria completa, clique aqui.