Paciente espera uma semana por internação em Capão da Canoa

Compartilhe

Um paciente com problemas psiquiátricos completou, nesta segunda-feira (23), uma semana aguardando por um leito de hospital em Capão da Canoa. Durante este período, o homem está provisoriamente no Pronto Atendimento 24 horas do município. A liberação da vaga na rede hospitalar depende da Central de Leitos do Estado.

A irmã do paciente entrou em contato com o Litoral na Rede e relatou os dias de angústia a espera por internação. “É difícil ver ele assim desse jeito sem ninguém saber o que fazer. Só tomando medicamento para poder dormir”, desabafou. A familiar salientou que, apesar de o irmão estar sendo muito bem atendido pela equipe do Pronto Atendimento, ele precisa de um lugar especializado.

O Litoral na Rede entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde de Capão da Canoa. O secretário Josiel de Matos explicou que não há um serviço de referência em psiquiatria no Litoral Norte e que a destinação de vagas nos hospitais depende da Central de Leitos da Secretaria Estadual da Saúde. “Uma semana tem sido a média de espera para internação psiquiátrica”, lamentou Josiel.

O secretário salientou ainda que devido à falta de leitos nesta especialidade, foi implantando no Pronto Atendimento de Capão da Canoa um espaço destinado a pacientes psiquiátricos. “É uma sala isolada, onde ele é bem atendido”, afirmou.

Na tarde desta segunda-feira, enquanto concedia entrevista para a equipe do Litoral na Rede, Josiel de Matos recebeu a informação de que a Secretaria Estadual da Saúde havia designado um leito para o paciente que aguardava há uma semana por internação. Ele será levado nesta terça-feira (24) para o Hospital de Osório. Um alívio para a família.

Para preservar o paciente, o Litoral na Rede omitiu a sua identificação, bem como o nome da familiar que conversou com a nossa equipe.

 

Compartilhe

Postagens Relacionadas