Criminosos armados assaltaram um padre e duas catequistas, na noite dessa segunda-feira (09), no bairro Cristo Redentor, em Caxias do Sul, região da Serra do Rio Grande do Sul. Os assaltantes realizaram um disparo de arma de fogo que atingiu o religioso, de 57 anos de idade, mas um crucifixo que o religioso portava acabou amortecendo impacto da bala e salvando sua vida.
Na ação dos criminosos, o padre Jairo Luiz Gusberti ficou ferido, mas felizmente teve a vida salva pelo acessório que utiliza no pescoço. O tiro primeiro atingiu o símbolo cristão, o que teria amenizado o impacto do projétil balístico, que parou em um dos ossos do peito.
Os assaltantes roubaram o carro da Mitra Diocesana. O religioso, que é pároco da Cristo Operário, no município, levava para casa as duas catequistas após uma reunião. Ambas não ficaram feridas.
A Diocese de Caxias do Sul divulgou uma nota nesta terça-feira (10) informando que o sacerdote está se recuperando em sua residência. Leia na íntegra:
A Diocese de Caxias do Sul informa que, na noite da segunda-feira, 09 de outubro, o padre Jairo Luiz Gusberti foi vítima de um assalto em Caxias do Sul. Ao levar algumas pessoas para casa após uma reunião de catequistas, o sacerdote foi abordado por indivíduos que anunciaram o assalto. Ao roubarem o veículo, que pertence à Mitra Diocesana de Caxias do Sul, houve o disparo de um tiro.
O crucifixo que o padre usava no peito amorteceu a força do projétil, que parou no osso do peito. Logo após ser socorrido, foi levado ao Hospital Unimed, em Caxias. Após realizar os exames, a bala retirada, ser medicado e permanecer algumas horas em observação, retornou para casa, onde está em recuperação.
Padre Jairo agradece as orações de todos e a Diocese pede que seja respeitado esse momento de recuperação.
Pe. Leonardo Inácio Pereira
Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul