
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou, nos últimos dias, a Semana de Prevenção, alusiva ao Dia do Bombeiro, em 2 de julho. No Litoral Norte, os pelotões que integram o 9º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) realizaram uma série de atividades de prevenção, conscientização, entrega de equipamentos e até uma corrida. As ações aconteceram em cidades como Torres, Imbé, Tramandaí e Osório.
Os militares do Pelotão de Torres fizeram palestras em escolas dos cinco municípios em que atuam. Também promoveram treinamentos de primeiros socorros. As atividades alcançaram aproximadamente 1.000 crianças e adolescentes e 100 adultos.
Eles também entregaram agasalhos e alimentos às famílias afetadas pelo ciclone extratropical que atingiu a região no mês de junho. A Semana de Prevenção também foi marcada pela reinauguração da Praça dos Bombeiros, em Torres.

Em Osório, a data foi comemorada com a entrega de equipamentos para o Pelotão da cidade. A partir de projeto apresentado pela corporação, o Poder Judiciário destinou aproximadamente R$ 29 mil em materiais como capacetes e luvas, além de cordas, fitas e outros instrumentos para ações de resgate.

Na ocasião, os militares realizaram uma demonstração de salvamento em altura com a técnica de rapel.

Em Tramandaí, os bombeiros promoveram uma instrução especial para o Grupo Escoteiro Tubarão Branco. As oficinas incluíram ensinamentos sobre prevenção e combate a princípios de incêndio.

Em Imbé, a tradicional Corrida do Fogo foi realizada na beira-mar, na noite de sábado (01), reunindo pessoas de todas as idades. O ponto de partida foi a guarita central de guarda-vidas. Além de celebrar a data, a atividade arrecadou alimentos, que foram destinados a instituições que prestam serviços sociais.
