Após 14 horas, bombeiros controlam incêndio em área de vegetação de Capão da Canoa

Área queimada é estimada em 300 mil metros quadrados, o equivalente a 42 campos de futebol

Compartilhe

Bombeiros estimam que chamas queimaram área de aproximadamente 300 mil metros quadrados. Foto: Divulgação / CBMRS

O incêndio que atingia uma área de vegetação localizada entre a Praia do Barco e o distrito de Capão Novo, em Capão da Canoa, foi totalmente controlado. Os bombeiros encerraram os trabalhos por volta das 5h deste domingo (12), cerca de 14 horas após o início do combate.

O fogo teria começado por volta das 15h do sábado (11) numa área próxima à sede do campus da Universidade Santa Cruz do Sul (Unisc), embora não tenha representado uma ameaça real à sede da instituição e nem às residências da região.

A região de charco — área onde o solo é mole e instável — é de difícil acesso, o que impossibilitou a aproximação das equipes com veículos pesados e obrigou o avanço a pé, de forma lenta.

A origem do incêndio ainda não foi apurada, mas a suspeita é que ele tenha começado naturalmente a partir da combinação de fatores como a temperatura elevada e o clima seco.

Incêndio podia ser visto a quilômetros de distância. Foto: Divulgação / CBMRS

De acordo com o capitão Fernando Goulart, comandante da 2ª Companhia do 9° Batalhão de Bombeiro Militar (9º BBM), uma área de 15 hectares havia sido atingida até o começo da noite de sábado. Durante a madrugada, porém, o incêndio tomou maiores proporções.

“Estamos mapeamento ainda para saber com exatidão, mas estimamos 30 hectares ao final”, atualizou Goulart, nesta manhã, ao Litoral na Rede. A área, se confirmada, representaria aproximadamente 300 mil metros quadrados, o equivalente a 42 campos de futebol.

A fumaça produzida pelas queimadas podia ser vista a aproximadamente cinco quilômetros de distância e chegou a bloquear totalmente um trecho da ERS-389, a Estrada do Mar. No fim da tarde, o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) informou bloqueio nos dois sentidos da Estrada do Mar. Por volta das 19h, o trânsito foi liberado na pista em direção a Osório. Às 20h30, o CRBM confirmou a liberação total da rodovia.

Os trabalhos de combate ao incêndio mobilizaram 10 bombeiros militares e seis viaturas. Sopradores, bombas costais e tanques portáteis em viaturas 4×4 foram utilizados para combater as chamas. Além dos profissionais de Capão da Canoa, que iniciaram o atendimento à ocorrência, as equipes foram reforçadas por bombeiros militares de Terra de Areia e de Torres, juntamente com bombeiros voluntários de Arroio do Sal.

Combate às chamas foi feito à pé em região de difícil acesso. Foto: Divulgação / CBMRS

Compartilhe

Postagens Relacionadas