Professores municipais e estaduais de Tavares receberão uma capacitação, através da ONG SAVE Brasil, sobre a preservação de aves limícolas. Entre os dias 02 e 04 de agosto, a coordenadora Maria Raquel de Carvalho ministrará as aulas no Auditório Municipal.
A iniciativa partiu através do projeto Lagoa do Peixe, com o objetivo de mostrar a importância da conservação das aves limícolas e sensibilizar a coletividade, convocando também a participação da defesa de outras espécies. “Queremos trazer a biodiversidade da região para dentro das escolas e comunidade, propondo um trabalho integrado e contínuo”, afirmou a gerente de projetos da SAVE Brasil, Juliana Bosi.
Além da capacitação, a ONG acompanhará e apoiará o desenvolvimento das atividades planejadas pelos professores após a formação. “O objetivo final é que as aves limícolas e suas histórias passem a fazer parte da cultura da região, e que o sentimento de pertencimento e de responsabilidade em relação à proteção das espécies e da Lagoa do Peixe, seja fortalecido pelo orgulho de fazer parte desse lugar”, complementa Juliana.
O conteúdo da capacitação será distribuído da seguinte forma: o histórico do Projeto Lagoa do Peixe; conhecimento sobre as aves limícolas (migratórias e residentes); rota de migração das aves; importância das áreas úmidas para as aves; informações sobre o Parque Nacional da Lagoa do Peixe e as principais ameaças para as aves limícolas.
Após a discussão teórica, os professores serão estimulados na realização de atividades e projetos que contemplem o tema “conservação de aves limícolas”, de acordo com cada disciplina. A proposta é que os projetos colocados em prática com os estudantes sejam apresentados durante o 15º Festival de Aves Migratórias de Tavares, que acontece em novembro deste ano.
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) trabalha em conjunto na elaboração das atividades. A capacitação gratuita terá carga horária total de 24h, dividida em três encontros presenciais.