A 5º Operação Verão, realizada nas praias gaúchas, contou com 1008 Guarda-vidas empregados para garantir maior segurança aos banhistas. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), foram realizados 532 salvamentos.
Segundo o CBM, não foram registradas mortes por afogamentos em locais monitorados pelos Guarda-vidas. Porém, os banhos em locais impróprios seguem causando preocupação e servindo de alerta. Em janeiro, uma mulher de 44 anos foi a primeira morte por afogamento no mar no Litoral Norte, em área de pesca fora da zona segura.
Conforme a corporação, é importante atentar-se também as crianças, perfil mais comum de afogados (32% dos casos), sendo seguido das mulheres de 16 a 25 anos (31%) e homens da mesma faixa etária (30%).
O horário de maior incidência dos afogamentos ocorreu entre 14 horas e 30 minutos até as 16 horas e 30 minutos. Além disso, nesta edição, 529 pessoas foram encontradas durante a Operação.
A Operação Verão terminou no último domingo (06). Com isso, o efetivo será reduzido, mas a corporação informou que manterá 85 guaritas ativadas até o dia 31 de março.