Divulgado na noite dessa quarta-feira (12), o mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo Centro de Operações de Emergências (COE) da Coordenadoria Regional de Saúde (18ª CRS), responsável pelo monitoramento da pandemia no Litoral Norte, apontou que 4.245 casos novos de Covid-19 foram registrados na região na última semana.
O número, potencializado pela circulação cada vez maior da variante Ômicron, é quatro vezes superior ao da semana anterior, quando 1.108 casos foram contabilizados. Há 4.324 pacientes com a doença ativa na região, quase o triplo da semana anterior. Não houve, no entanto, novos óbitos, permanecendo em 1.526 o número de mortes registradas em decorrência da doença nos 23 municípios da região desde o início da pandemia.
Levando em consideração os números de casos confirmados mês a mês na região, janeiro de 2022 já supera 19 dos 22 meses de pandemia. São 5.329 casos positivos da doença em apenas 12 dias. O maior pico de confirmações ocorreu em março de 2021, quando 12.083 pacientes testaram positivo para Covid-19.
A região conta, atualmente, com 56 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que podem ser ocupados por pacientes com Covid-19 ou com outras doenças, conforme a capacidade técnica do hospital. A taxa geral de ocupação de leitos de UTI hoje é de 86%, e a de leitos clínicos Covid, 38%. Nos últimos sete dias houve um leve aumento no total de pacientes internados. Ao todo são 31 pessoas hospitalizadas com suspeita ou confirmação da doença.
Os serviços ambulatoriais, contudo, estão com procura intensa e filas aguardando atendimento, o que vem causando preocupação às prefeituras da região. A grande pressão na rede de saúde, causada pela alta demanda de atendimentos de pacientes com sintomas gripais associados à Covid-19, somado ao número cada vez maior de servidores afastados por contaminação pela doença, obrigou alguns municípios a fechar unidades de saúde para concentrar os profissionais nos serviços de urgência e manter o atendimento à população.
Desde o começo da pandemia, o Litoral Norte soma 68.741 casos confirmados da doença. Destes, 62.891 estão recuperados. As testagens, apontadas como uma das principais formas de combater a propagação do vírus, foram realizadas mais de 195 mil vezes.
O boletim n° 407 contém dados de 19 municípios que preencheram a Planilha de Monitoramento, exceto Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Dom Pedro de Alcântara e Maquiné.