Mais 10 leitos de UTI serão instalados no Litoral Norte

Compartilhe

Hospital de Santo Antônio da Patrulha é administrado pela Santa Casa de Porto Alegre. Foto: PMSAP

Mais 10 leitos de UTI devem ser abertos nos próximos dias no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, elevando para 92 pacientes a capacidade de atendimento em tratamento intensivo na região. As novas vagas serão criadas no Hospital de Santo Antônio da Patrulha. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (10) pela Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Serão cinco unidades financiadas e instaladas pelo Governo do Estado e outras cinco implantadas pela parceria entre Santa Casa e município.  A instituição, administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, não conta ainda com unidade de terapia intensiva.

Inicialmente, os 10 leitos de UTI funcionarão no espaço do bloco cirúrgico, já ocupado por leitos clínicos em virtude da situação atual.  Segundo a Prefeitura, a ideia é que, em um futuro próximo, seja criada uma ala própria para este tipo de tratamento.

“Hoje estamos com o coração aliviado, porque embora saibamos que os leitos não resolverão os problemas da região, eles significam a possibilidade de salvar vidas. E isso é o que realmente importa para todos que se preocupam com a saúde”, disse o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Masulo.

O hospital da cidade possui, hoje, 33 leitos clínicos destinados a atender pacientes com a Covid-19, que têm operando perto da capacidade máxima nos últimos dias.

No início da noite desta quarta-feira, a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Litoral Norte atingiu 106,1%. São 82 vagas e 87 pacientes internados, sendo 73 casos de Covid-19.

Atualmente a região conta com 36 leitos de UTI no Hospital de Tramandaí, 20 no de Osório, 16 no de Capão da Canoa e 10 no de Torres.

Compartilhe

Postagens Relacionadas