Para prevenir agressões aos agentes de trânsito do DetranRS os servidores estão utilizando pequenas câmeras durante todas as abordagens da Balada Segura. De acordo com a autarquia, o uso da tecnologia garante maior confiabilidade ao condutor que saberá que as abordagens estão sendo filmadas e realizadas dentro dos preceitos legais.
O DetranRS informou também, que as filmagens também poderão ser utilizadas pelo poder judiciário para aumentar a prova e dispensar a oitiva das partes. “As câmeras representam uma evolução para as blitze, pois conferem mais segurança para os agentes de trânsito e mais transparência para a sociedade. Elas serão utilizadas por um período de teste, para que sejam feitos ajustes e definidos os procedimentos. Depois, será elaborada uma normativa para utilização”, explicou a diretora institucional da autarquia, Diza Gonzaga.
Body câmeras
De acordo com o DetranRS, as body câmeras são específicas para este tipo de ação: pequenas, resistentes à chuva, poeira e quedas, além de possuírem autonomia de até 10 horas de filmagem. Todas têm um número de série, são homologadas pela Anatel, e não há interferência de outro equipamento. Os aparelhos possuem infravermelho e garantem o registro de até 10 metros no escuro. Cada frame do vídeo ou foto possui uma assinatura digital para garantir que é fidedigno, via GPS.
Cada agente utilizará sua própria câmera. A conexão por software com login e senha desbloqueia o cartão de memória para que seja gravado no dockstation. O descarregamento é feito somente por pessoa autorizada, para evitar que os arquivos sejam editados ou apagados.