Uma internauta encaminhou uma denúncia ao Litoral na Rede. Na foto, os veranistas tentam aproveitar a praia, curtir o sol e conversar com os amigos e familiares. Mas não conseguem. Pois, segundo ela, alguém estacionou o carro na faixa de praia entre as guaritas 118 e 119, no balneário Mariluz Norte, em Imbé. Além disso, o cidadão está escutando músicas com volume extremamente alto.
“É um desrespeito com os veranistas, pois ele, além de estacionar no meio do povo colocou o som a toda!” disse ela indignada. De acordo com a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), estacionar veículos em faixa de praia é ilegal, além de ser proibido, o proprietário do carro pode receber multa de trânsito e ambiental, além de apreensão do veículo por rodar em área inapropriada.
A engenheira florestal coordenadora do Balcão Ambiental Unificado do Litoral Norte, Caroline Moura, explicou em outra ocasião, que o acesso e trânsito de veículos para transporte de pessoas com dificuldades de locomoção, abastecimento de quiosques e pescadores, por exemplo, em caráter excepcional, é regrado pelo licenciamento ambiental concedido pelos municípios.
Atenção: o trânsito de veículos na praia, com exceção de veículos oficiais e os devidamente autorizados, é proibido.