
Os últimos 14 dias foram marcados pelo aumento no número de casos confirmados de coronavírus no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Dos 256 registros contabilizados desde o início da pandemia, 120 (46,8%) foram notificados entre os dias 23 de maio e 05 de junho. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
O casos acumulados de Covid-19 nessa sexta-feira (05) representam três vezes e meia a mais do que os registrados um mês antes, no dia 05 de maio, quando havia 73.
Ao mesmo tempo em que aumentaram as confirmações, também cresceu o número de casos ativos, ou seja, de pacientes que ainda estão em recuperação. Nessa sexta-feira, havia 85 pacientes ativos. No dia 22 de maio eram 23 e no dia 29 de maio eram 71.
O Litoral Norte teve o primeiro caso confirmado de Covid-19 em 18 de março, em Torres, 21 dias depois do primeiro registro no Brasil, em 26 de fevereiro, e oito dias após o primeiro caso no Rio Grande do Sul, em 10 de março.
Foram quase dois meses para a região superar a marca de 100 pessoas contaminadas, o que ocorreu em 15 de maio, quando havia 105 notificações. Foi a partir desta data que a curva de casos confirmados começou a subir em ritmo mais acelerado.

Dos 23 municípios do Litoral Norte, 19 já registraram pelo menos um caso de contaminação pelo novo coronavírus. Até esta sexta-feira, não havia registros de Covid-19 apenas em Capivari do Sul, Mampituba, Mostardas e Tavares.
As cidades com mais casos confirmados são Osório (43), Torres (41), Tramandaí (26) e Capão da Canoa (25). A região teve oito mortes de pacientes diagnosticados com a Covid-19. Três óbitos foram de moradores de Tramandaí, os demais eram de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Cidreira, Osório e Torres.
Dos 256 registros da doença, pelo menos 163 estão recuperados.
[table id=77 /]
Bandeira laranja
O governo do Rio Grande do Sul divulgou no início da noite deste sábado (06) a nova classificação de risco de 20 regiões do Estado no sistema de monitoramento controlado. O Litoral Norte seguirá com bandeira laranja entre segunda-feira (08) e domingo (14).
A cor laranja, que representa risco médio, valerá para 16 regiões gaúchas, enquanto a bandeira amarela, de risco baixo, vigorará em quatro.