Covid-19: 46% dos casos do Litoral foram notificados nos últimos 14 dias

Compartilhe

Prefeitura de Capão da Canoa realizou sanitização de espaço públicos. Foto: Prefeitura de Capão da Canoa

Os últimos 14 dias foram marcados pelo aumento no número de casos confirmados de coronavírus no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Dos 256 registros contabilizados desde o início da pandemia, 120 (46,8%) foram notificados entre os dias 23 de maio e 05 de junho.  Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

O casos acumulados de Covid-19 nessa sexta-feira (05) representam três vezes e meia a mais do que os registrados um mês antes, no dia 05 de maio, quando havia 73.

Ao mesmo tempo em que aumentaram as confirmações, também cresceu o número de casos ativos, ou seja, de pacientes que ainda estão em recuperação.  Nessa sexta-feira, havia 85 pacientes ativos. No dia 22 de maio eram 23 e no dia 29 de maio eram 71.

O Litoral Norte teve o primeiro caso confirmado de Covid-19 em 18 de março, em Torres, 21 dias depois do primeiro registro no Brasil, em 26 de fevereiro, e oito dias após o primeiro caso no Rio Grande do Sul, em 10 de março.

Foram quase dois meses para a região superar a marca de 100 pessoas contaminadas, o que ocorreu em 15 de maio, quando havia 105 notificações. Foi a partir desta data que a curva de casos confirmados começou a subir em ritmo mais acelerado.

Fonte dos dados: 18ª CRS

Dos 23 municípios do Litoral Norte, 19 já registraram pelo menos um caso de contaminação pelo novo coronavírus.  Até esta sexta-feira, não havia registros de Covid-19 apenas em Capivari do Sul, Mampituba, Mostardas e Tavares.

As cidades com mais casos confirmados são Osório (43), Torres (41), Tramandaí (26) e Capão da Canoa (25). A região teve oito mortes de pacientes diagnosticados com a Covid-19. Três óbitos foram de moradores de Tramandaí, os demais eram de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Cidreira, Osório e Torres.

Dos 256 registros da doença, pelo menos 163 estão recuperados.

[table id=77 /]

Bandeira laranja

O governo do Rio Grande do Sul divulgou no início da noite deste sábado (06) a nova classificação de risco de 20 regiões do Estado no sistema de monitoramento controlado. O Litoral Norte seguirá com bandeira laranja entre segunda-feira (08) e domingo (14).

A cor laranja, que representa risco médio, valerá para 16 regiões gaúchas, enquanto a bandeira amarela, de risco baixo, vigorará em quatro.

Compartilhe

Postagens Relacionadas