As homenagens à Iemanjá começam na noite desta quarta-feira e seguem pela madrugada desta quinta-feira em vários municípios do Litoral Norte. Em Tramandaí, Imbé e Cidreira haverá procissões pelas ruas e avenidas das cidades antes das celebrações religiosas na beira do mar.
Em Tramandaí, a procissão com a imagem de Iemanjá sairá ás 23h, da Praça da Tainha, no centro da cidade e seguirá até o monumento da orixá na beira da praia. No local haverá um encontro de várias casas de religião de matriz africana. Até o dia 5 de fevereiro, também é realizada a Feira de Ritos Afro-brasileiros.
Em Cidreira, a procissão está prevista para começar às 20h com saída da Concha Acústica, no centro da cidade. A imagem da “Rainha do Mar” será levada até Parque das Dunas, onde haverá show da cantora Loma e depois as homenagens à Iemanjá na areai da praia realizadas por, pelo menos, dez terreiras. Ao lado da Concha Acústica, a Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul, também promove uma feira de artigos religiosos.
Em Imbé, templos religiosos realizam homenagens à Iemanjá até o próximo final de semana. As celebrações serão em diversos ponto da orla do município. Na noite desta quarta-feira haverá celebrações de terreiras em vários locais da Beira Mar, no centro da cidade e também nos balneários Presidente, Mariluz e Harmonia.