Dezenas de voluntários se mobilizaram para as últimas ações ambientais para retirada de lixo da beira de praia e lagoas do Litoral Norte do Verão 2018/2019. As atividades foram realizadas no último fim de semana em Tramandaí, Imbé e Torres. Os mutirões resultaram em 1.300 Kg de lixo recolhidos.
Todos pela Lagoa Viva
A maior ação ocorreu no sábado (16) e reuniu aproximadamente 70 voluntários no Estuário do Rio Tramandaí, nos municípios de Tramandaí e Imbé. Durante aproximadamente duas horas, adultos e crianças, recolheram resíduos às margens das lagoas e com apoio de embarcações.
A 4ª edição do “Todos pela Lagoa Viva” resultou na retirada de 1.240 Kg de resíduos do meio ambiente. A iniciativa, lançada em 2014, foi retomada após dois anos sem ser realizada, em 2017 e 2018.
Os materiais mais encontrados foram plásticos (306), bitucas de cigarro (157) e pedaços de isopor (76). Os voluntários também recolheram vidro, roupas e sapatos, entulhos de obras, pneus, latas de cerveja, metais e até um lustre.










De acordo com os coordenadores do “Todos pela Lagoa Viva”, em quatro edições foram retiradas mais de 30 toneladas de lixo das lagoas de Tramandaí e Imbé. Neste ano, o mutirão de limpeza foi antecipado e ocorreu antes da semana em que marca o Dia Mundial da Água, que é 22 de março.
Praia Limpa Torres










Em Torres, o último mutirão de limpeza das praias deste verão foi realizado no domingo (17), na Praia Grande. A iniciativa, organizada pelo projeto “Praia Limpa Torres” resultou na retirada de 60 Kg de resíduos da faixa de praia e das dunas.
Bitucas de cigarro, copos, canudos e embalagens plásticas, garrafas de vidro e latas de alumínio foram os lixos mais encontrados. Os voluntários também recolheram um colchão, uma vela de santo, canos plásticos e uma lixeira de um quiosque.