Dois assaltantes foram feridos durante um roubo a residência, no início da noite desta terça-feira (30), em Capão da Canoa. Uma das vítimas do assalto conseguiu desarmar os criminosos e atirou contra eles. O crime aconteceu na Rua das Violetas, no distrito de Capão Novo, pouco depois das 19h.
As informações iniciais indicam que a dupla chegou até a residência em uma motocicleta e invadiu o imóvel. Eles renderam e amarraram os moradores. Uma das vítimas conseguiu se soltar e reagiu, desarmando os assaltantes e atirando contra eles.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreram os assaltantes feridos e os levaram para atendimento no Hospital Santa Luzia. Ambos em estado grave.
Na manhã desta terça-feira (1º), a BM informou que apreendeu duas armas de fogo usadas pelos assaltantes, uma pistola e um revólver. Segundo a corporação, os assaltantes baleados estão hospitalizados em Capão da Canoa e Porto Alegre sob custódia de policiais. Também foram apreendidas três algemas de nylon e duas toucas ninja.
A vítima que reagiu ao assalto, um homem de 54 anos, foi apresentada na delegacia da Polícia Civil para o registro da ocorrência.
Em seu portal oficial, a Brigada Militar (BM) apresenta orientações em caso de assalto. Veja abaixo a orientação da corporação:
“Caso você seja vítima de um assalto:
- Não reaja.
- Procure manter a calma diante de uma arma, mesmo que isso pareça difícil.
- Não faça movimentos bruscos e procure avisar o assaltante dos gestos que pretende realizar, como pegar uma carteira, por exemplo.
- Tenha consciência de que há possibilidade de existir outra pessoa dando cobertura ao crime.
- Lembre-se que o bem maior é a vida. Bens materiais podem ser adquiridos novamente.
- Procure observar as características dos assaltantes, se possível.
- Após o criminoso sair, ligue imediatamente para a Brigada Militar, pelo telefone de emergência 190, transmita as características do assaltante e a direção que tomou.
- Memorize as características e as placas de seu veículo, isto é fundamental para recuperação do mesmo.
- Ao se deparar com sua residência arrombada, não entre, ligue para a Brigada Militar, pelo telefone de emergência 190 e aguarde a chegada de uma viatura policial.”
*Atualizado às 10h13 de 1º/10/24 para inclusão de informações da Brigada Militar sobre a ocorrência.