Vídeo: Meteoro de elevada magnitude explode sobre o mar em Capão da Canoa

“Fireball” foi registrado por câmeras de observatório; é o segundo em menos de quatro meses no município do Litoral Norte

Compartilhe

Câmera de observatório registrou meteoro de alta magnitude que explodiu sobre o mar. Foto: Observatório Heller & Jung

Um meteoro “fireball”, de elevada magnitude, explodiu sobre o mar em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Câmeras do Observatório Heller & Jung registaram o fenômeno no fim da madrugada da última terça-feira (16).

Segundo a Nasa, um “fireball” [bola de fogo] “é um meteoro extraordinariamente brilhante que atinge uma magnitude visual de -3 ou mais brilhante quando visto no zênite do observador”. Carlos Fernando Jung, diretor do observatório, informou o meteoro sobre o litoral gaúcho teve magnitude -4,5. Quanto menor é o número, maior é o brilho.

O registro, a partir da cidade de Taquara, no Vale do Paranhana, foi feito às 5h16. “Este meteoro é um fragmento de um corpo celeste desconhecido ainda, podendo ser de um asteroide ou cometa ainda não identificado, mas que passou pelo nosso sistema solar”, apontou Jung.

Este é o segundo “fireball” registrado no céu de Capão da Canoa em menos de quatro meses. No fim de março, o Observatório Heller & Jung identificou outro meteoro de magnitude -4,3 perto da costa do município.

Os meteoros são fenômenos luminosos ocasionados pela entrada de fragmentos de um corpo celeste na atmosfera. O atrito do material sólido em alta velocidade com os gases da atmosfera faz com que ele se torne incandescente e deixe um rastro luminoso no céu.

Os meteoros se desintegram antes de chegar à superfície da Terra. Aqueles que conseguem chegar ao solo são chamados de meteoritos e ocorrerem com frequência muito menor.

Compartilhe

Postagens Relacionadas