Vídeo: Festa do Pescador resgata história de Arroio do Sal e reúne milhares de pessoas

21ª edição do evento movimenta a cidade desde a última quarta-feira e segue até este domingo

Compartilhe

21ª Festa do Pescador atrai grande público em Arroio do Sal. Foto: Ticiano Kessler / Litoral na Rede

O sábado (29) de sol foi uma atração a mais para quem visitou a 21ª Festa do Pescador, em Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O evento já atraiu milhares de pessoas, desde a última quarta-feira (26), para o parque montado na Praça do Mar, no Centro da cidade.  E a programação segue até este domingo (30).

Para o almoço, houve até algumas filas para comprar a tainha assada na brasa, tradicional prato da região. Durante todo o dia, o público saboreou a gastronomia e também se divertiu com atrações como uma arena gamer, um parque de diversões e a escolinha de trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar.

Os visitantes também têm uma série de opções de compras, com dezenas de expositores de produtos variados dentro do parque da festa. A entrada é gratuita. As únicas exceções são alguns shows, como o de Maneva, realizado na sexta, e de Gutavo Mioto, na noite deste sábado.

Veja o vídeo

O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst, o Bolão, comemora o sucesso do evento. “Nós estamos felizes pela bela 21ª Festa do Pescador que estamos realizando. Tudo está de acordo, conforme a gente programou. O público realmente está visitando, iniciamos desde quarta-feira com uma boa população visitando a nossa festa”, disse em entrevista ao Litoral na Rede.

Bolão destacou que a cidade está bastante movimentada devido ao evento, favorecendo e a economia de Arroio do Sal. “É uma alegria quanto tu organiza um evento e o evento tem sucesso. Isso não é pra mim, é pra todo mundo, todas as pessoas da comunidade que estão envolvidas no projeto e no evento”, disse o prefeito.

Área de alimentação da Festa do Pescador. Foto: Ticiano Kessler / Litoral na Rede

O deputado federal Alceu Moreira (MDB) visitou a Festa do Pescador neste sábado e formalizou a entrega de uma emenda de R$ 200 mil para a saúde do município. Destacou a importância dos eventos durante a baixa temporada no Litoral Norte.

“As festas gastronômicas, em qualquer lugar do mundo, são motivo para grande fluxo de pessoas. O Arroio do Sal e o Litoral, de um modo geral, melhorou muito num quesito que nos atrapalhava muito para as pessoas nos visitarem no inverno: a segurança pública. Os municípios conseguiram melhorar muito as suas estruturas com guarda municipal, a segurança da Polícia Civil e da Brigada Militar. E essa sensação de insegurança já não existe mais”, avaliou o parlamentar.

Resgate histórico

Espaço resgata história do município de Arroio do Sal. Foto: Ticiano Kessler / Litoral na Rede

Além da programação gastronômica, cultural e de shows, a 21ª Festa do Pescadores se propõe a fazer um resgaste da história de Arroio do Sal. Um espaço organizado pela Secretaria da Agricultura permite aos visitantes conhecer uma pouco das atividades da área rural do município e especialmente a tradição da pesca no município litorâneo.

Estão exposto materiais usados pelos pescadores, como tarrafas e redes e até uma pequena embarcação. No mesmo local, um forno de barro é usado para preparar alguns alimentos, na presença dos visitantes.

A secretária municipal de Turismo, Aline Valim, que lidera a organização do evento afirma que a proposta é que todos saiam do parque levando um pouco da história de Arroio do Sal. “Não é só uma festa, é a história de muitas pessoas, são tantos encontros que acontecem aqui e é a nossa história, a nossa história de Arroio do Sal. Hoje quando eu olho pra festa, eu sinto com o coração aquecido porque eu vejo que as pessoas saem daqui conhecendo uma pouquinho mais de quem nós somos”, disse ao Litoral na Rede.

Programação

Festa do Pescador segue até este domingo, em Arroio do Sal. Foto: Ticiano Kessler / Litoral na Rede

Nesta noite, às 22h, tem show de Gustavo Mioto. No início da noite de domingo, o músico tradicionalista Luiz Marenco fecha o evento, com espetáculo gratuito a partir da 18h. Antes disso, 21ª Festa do Pescador tem muitas outras atrações no seu último dia:

8h – Pedal do Pescador (saída da Praça do Mar)

8h30 – Torneio de Bocha na SAAB

8h30 – Torneio de Pesca (Beira-mar)

9h – Motocross do Pescador ( Pista de Motocross)

9h – 2º Campeonato de Skate do Pescador ( Pista de Skate)

10h – Final do 2º Concurso de Mentiras de Pescador de Arroio do Sal ( Palco principal)

10h – Consulado do Grêmio ( Espaço Multiesportivo)

10h- Abertura da Arena Gamer ( Auditório)

11h – Grupo de Danças Folclóricas Escola Orestes Leite ( Palco principal)

12 h – Música ao vivo com Jordana Becker ( Palco principal)

14 h – Rodeio de Tarrafa

15h – Show com a Escola de Samba “Saímos sem Querê” e Corte do Carnaval ( Palco principal)

16h – Show com a Escola de Samba “Gigantes da Orla” e Corte do Carnaval ( Palco principal)

17h – Show com Black Vinil ( Palco principal)

18h – Show com Luiz Marenco ( Palco principal)

Compartilhe

Postagens Relacionadas