
A ventania, que causou estragos em diversas cidades do Litoral Norte, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) em várias cidades da região ao longo desta segunda-feira (28). A corporação atendeu mais de 40 ocorrências, com destaque para municípios como Capão da Canoa, Osório, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Mostardas.
O comandante da 1ª Companhia do 9º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), capitão Ricardo Dumke, concedeu entrevista ao portal Litoral na Rede e apresentou um balanço parcial das ações dos pelotões do Litoral Norte em função do evento climático.
O oficial destacou que, apenas com cortes de árvores, os bombeiros atuaram em pelo menos 14 situações. Além disso, os militares foram acionados para quedas de placas de publicidade e fachadas de empresas. Outra frente das equipes foram as quedas de postes e cabos de energia, com isolamento do local.
O capitão Dumke salientou que, felizmente, não houve pessoas feridas e que os danos foram somente materiais. “A gente até, inclusive, orienta a população que, se for sair das suas residências, que preste atenção no deslocamento, porque, com esses fortes ventos, as placas de publicidade podem ficar penduradas, oferecendo riscos à população”, alertou o oficial do 9º BBM.