Vídeo: Albatroz é solto na praia após tratamento no Ceclimar

Ave ficou uma semana sob cuidados veterinários; soltura aconteceu na Praia das Cabras, em Tramandaí

Compartilhe

A equipe do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Ceram) do Ceclimar/Ufrgs, em Imbé, realizou na última semana a soltura de um albatroz-de-nariz-amarelo. A ave da espécie de nome científico Thalassarche chlororhynchos foi resgatada debilitada e passou uma semana em tratamento veterinário antes de ser libertada na beira do mar, seu habitat.

O pássaro foi solto na Praia das Cabras, no extremo sul do município de Tramandaí. O momento foi registrado em um vídeo, cedido ao Litoral na Rede pelos profissionais do Ceclimar.

A ave chegou ao Ceram no dia 15 de março. Conforme o médico veterinário, Derek Blaese, o pássaro não tinha uma lesão específica. “Estava com um quadro de debilidade, muito provavelmente por ser um animal juvenil”, disse ao Litoral na Rede.

No dia 20 de março, o albatroz já havia passado por exames e tratamento e estava em condições de voltar ao meio ambiente. A soltura, no entanto, foi adiada para o dia seguinte para que as condições climáticas, especialmente o vento, fossem favoráveis à retomada da vida livre.

“A gente precisa de um vento forte para a soltura desse animal porque ele plaina. Ele fica contra o vento, abre as asas e depois levanta com o vento. E levanta como um avião, sai correndo e depois voa. Esta espécie não tem um bater de asas muito forte”, explicou Derek Blaese.

O albatroz-de-nariz-amarelo é encontrado no Oceano Atlântico Sul, entre a América do Sul e a África. Esses pássaros são vistos na costa da Região Sul e de parte do Sudeste do Brasil.

Compartilhe

Postagens Relacionadas