
Um ciclone extratropical vai causar vento forte no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As rajadas ganham velocidade já a partir da noite deste domingo (27) e aumentam ao longo da segunda-feira (28). Durante a tarde e à noite, são esperados os ventos mais intensos, com velocidade de até 75 km/h na região.
Além da ventania, a costa gaúcha seguirá com chuva, embora os volumes esperados sejam bem menores do que os registrados no fim de semana. Na estação da MeteoRS, em Osório, foram 45,3 milímetros entre a noite de sábado (26) e o fim da tarde deste domingo.
A média de chuva para todo o mês de julho no Litoral Norte é de aproximadamente 140 milímetros. Desde o dia 1º até este fim de semana, haviam sido registrados apenas 53 milímetros, conforme a mesma estação.
A chuva e a instabilidade continuarão até terça-feira. As precipitações, porém, serão mais fracas e com volumes menos expressivos. Com o ciclone em alto-mar, o vento também permanece forte até terça, mas com menor intensidade, com rajadas de até 60 km/h.
O sol volta a predominar na quarta-feira (30). Em meio a todos esses fenômenos climáticos, o frio aumenta no Litoral Norte. As mínimas devem ficar em torno de 12°C.
Ainda em função do deslocamento do ciclone no Oceano Atlântico, há possibilidade de ressaca nestes últimos dias de julho. Mesmo que mais moderado, o vento deve marcar presença até o fim da semana.
Previsão diária para o Litoral Norte
Segunda-feira (28): ventos fortes de até 75 km/h e chuva fraca. Temperatura mínima de 10°C e máxima de 16°C.
Terça-feira (29): tempo parcialmente encoberto, com ventos de até 60 km/h. Temperatura mínima de 11°C e máxima de 13°C.
Quarta-feira (30): sol. Temperatura mínima de 11°C e máxima de 14°C.
Quinta-feira (31): sol com vento de até 50 km/h. Temperatura mínima de 11°C e máxima de 16°C.
Sexta-feira (1º): vento segue com velocidade de até 60 km/h. Temperatura mínima de 11°C e máxima de 16°C.
Por Ludmila Pochmann / Ar Puro Meteorologia e Qualidade do Ar