
Os municípios de Tramandaí e Capão da Canoa são os únicos na lista dos 18 mais violentos do Rio Grande do Sul que possuem população inferior a 80 mil habitantes. Por isso, as duas maiores cidades do Litoral Norte foram incluídas como prioridade do programa RS Seguro do governo do Estado, conforme anunciado nessa segunda-feira (15) no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
O levantamento estatístico levou em consideração índices de crimes de homicídios, roubo de veículos, roubo a pedestres e roubo a residências no período de 10 anos, entre 2009 e 2018. As medidas para reduzir a criminalidade foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.
Na apresentação o vice-governador salientou que a maior novidade do levantamento foi a inclusão dos municípios do Litoral Norte como prioritários.
“A Capital do Estado e mais 10 municípios da região metropolitana, qualquer um, até mesmo de maneira empírica, talvez fosse apontar esses municípios. Da mesma forma, cinco grandes centros regionais do nosso Estado: Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande e Passo Fundo. (O que) talvez tenha causado surpresa é os dois municípios do Litoral Norte que aparecem neste estudo: Capão da Canoa e Tramandaí”, disse Ranolfo.
Quatro eixos de atuação
O plano do RS Seguro tem quatro eixos de atuação: combate ao crime, políticas sociais preventivas e transversais, qualificação do atendimento do cidadão e sistema prisional.
Em relação às estratégias de combate ao crime nos municípios prioritários, uma das principais medidas é a criação de Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), que devem ser implantadas no segundo semestre deste ano em Capão da Canoa e no primeiro semestre de 2020 em Tramandaí. O objetivo, nas cidades do Litoral, segundo a Secretaria da Segurança Pública, é intensificar a troca de informações entre a Polícia Civil e a Brigada Militar, com atenção para áreas mais críticas.
Também será realizada reunião mensal de gestão da área da segurança pública e análise de dados estatísticos dos municípios. O governo anunciou ainda uma estratégia para distribuição de efetivos das polícias baseada e critérios técnicos.
Bairros prioritários
Com bases nas estatísticas criminais, a Secretaria da Segurança Pública definiu os bairros prioritários para as medidas emergência do RS Seguro. Em Tramandaí, são o Parque dos Presidentes e o São Fransciso II. Em Capão da Canoa, os bairros que terão atenção especial do programa são Santa Luzia e Arco-Íris.
Nessas regiões serão realizadas ações de prevenção. O Secretário de Segurança, Direitos Humanos e Transporte de Tramandaí, Claudiomir da Silva Pedro, explicou ao Litoral na Rede que a Prefeitura já vem trabalhando em conjunto com o governo do Estado há aproximadamente quatro meses.
Segundo ele, já foi iniciado um trabalho juntos às quatro escolas que ficam nesses dois bairros pelas secretarias municipais de Segurança, Assistência Social e Saúde. Ele destacou que Tramandaí dobrou o efetivo da Guarda Municipal e conta com três carros e motos, empregados no programa Escola Mais Segura.
“Nós não temos como deixar um guarda em frente a cada escola, mas nós temos um grupo no Whtasapp onde a diretora ou a professora que estiver numa situação de risco, ela vai lançar isso no grupo. Nós temos um tempo de despacho de patrulha, de dois a cinco minutos para a Guarda Municipal estar na frente daquela escola”, disse o secretário.
Já o secretário de Administração de Capão da Canoa, Rafael Ayub, que é responsável pelo Departamento de Segurança do município, explicou ao Litoral na Rede que a Prefeitura também tem estabelecido contato com o governo do Estado nos últimos meses. Segundo ele, está sendo elaborada uma proposta de atividades de prevenção à violência em escolas dos bairros prioritários que será implementada em conjunto.
Ayub destacou ainda que Capão da Canoa já conta com o Gabinete de Gestão Integrada e monitoramento eletrônico de todo o município.