Mesmo depois da virada do ano, as praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul seguem com grande movimentação. Em Tramandaí, toda a extensão da faixa de areia na área central da cidade ficou ocupada ao longo desta quinta-feira (02).
A água que segue clara e mais quente do que os padrões do mar gaúcho é apenas um dos atrativos. O dia é de muito sol e calor, com temperaturas perto dos 30°C e sensação térmica maior nas cidades da região.
Em Tramandaí, por exemplo, a máxima chegou a 28°C, com sensação térmica de 31°C. As estações da MeteoRS marcaram máxima de 34°C em Osório e de 29,4°C em Imbé. Já a Agro Xan marcou 32°C, em Xangri-Lá.
Nas guaritas dos guarda-vidas de Tramandaí a bandeira é amarela. Pontos de maior risco estão sinalizados com bandeiras pretas na beira do mar. O banho seguro, conforme a orientação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, é entre as bandeiras posicionadas nos dois lados de cada posto de salvamento.
Águas-vivas
As águas-vivas presentes na orla nos últimos dias intimidam um pouco os banhistas. Mesmo assim, muitas crianças e adultos aproveitaram o dia de calor nas ondas de Tramandaí e demais cidades da costa gaúcha.
Apenas nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro, os guarda-vidas contabilizaram quase 6.700 lesões por águas-vivas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Desde o início da Operação Verão, são 14 mil casos nas praias da região, mais de quatro vezes mais do que no mesmo período da temporada passada.