Bandeiras nas guaritas sinalizam condições do mar; saiba os significados

CBMRS orienta que banhistas fiquem próximos do campo de visão dos guarda-vidas

Compartilhe

Bandeiras são hasteadas nas guaritas com o objetivo de indicar aos banhistas a área mais segura para banho. Foto: Talis Ramon

Moradores, veranistas e turistas devem prestar atenção nas cores das bandeiras que indicam as condições do mar. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) as hasteia nas guaritas com o objetivo de indicar aos banhistas a área mais segura para banho.

Segundo o CBMRS, cada área balneável tem um risco específico, porque o mar é aberto e torna as águas mais suscetíveis aos ventos. “A profundidade e a corrente se altera. Isso exige cuidados”, explica a corporação.

Ao seguir as sinalizações e o limite das balizas de banho, o banhista permite que o guarda-vidas estabeleça um padrão de conduta preventiva e atenda mais pessoas.

Além das bandeiras, os banhistas devem ouvir os apitos dos guarda-vidas. “Escolha um local na areia perto do campo de visão dos guarda-vidas. Mesmo que não os veja nas guaritas, se puderem vê-lo, sua proteção está garantida”, orientou.

Bandeira indica banho seguro entre bandeiras. Foto: Talis Ramon

Em rios ou no mar, o recomendado é não avançar além do limite em que a água atinge a altura da cintura. A partir daí, o risco de ser arrastado pela correnteza aumenta – “água no umbigo, sinal de perigo”.

Confira o significado de cada bandeira

Bandeira Verde: indica a inexistência de buracos e pouca formação de ondas, com correntes fracas ou inexistentes. A área de cobertura do guarda-vidas é de 300 metros, sendo 150 metros de distância à direito ou à esquerda da guarita.

Bandeira Amarela: indica maior necessidade de atenção. Deve-se tomar cuidado com ondas, buracos e correntes de retorno. A área de cobertura do guarda-vidas é de 200 metros, sendo 100 metros de distância à direita ou à esquerda da guarita.

Bandeira Vermelha: indica que o mar está apresentando grandes ondas, buracos e correnteza forte. Crianças e pessoas com dificuldade de locomoção podem ser arrastadas. A área de cobertura do guarda-vidas é de 100 metros, 50 metros de distância à direita ou à esquerda da guarita.

Bandeira Preta: Local de Risco, não entre no mar

 

Compartilhe

Postagens Relacionadas