Tarifas da Corsan ficam mais caras a partir de 1º de julho

Índice de reajuste para consumidores de Tramandaí e Xamgri-Lá já foi definido; para as demais cidades do Litoral Norte aumento deve ser homologado nesta semana

Compartilhe

Foto: Divulgação Corsan / arquivo

Os consumidores do Litoral Norte do Rio Grande do Sul vão pagar mais caro pelos serviços de fornecimento de água e saneamento a partir do dia 1º de julho. O aumento é referente ao reajuste periódico da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e terá validade até junho de 2023.

O índice de reajuste da conta de água para Tramandaí e Xangri-Lá foi homologado na última semana pela Agência Reguladora Intermunicipal da Saneamento (Agesan-RS). Neste caso, o aumento da tarifa será de 10,54%. O município é o único do Litoral Norte em que a regulação deste serviço não é realizada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs).

Para os outros 21 municípios da região, o índice proposto pela Corsan é de 12,65%. Este reajuste será analisado pelo Conselho Superior da Agergs em sessão prevista para esta terça-feira (07).

A companhia explica que o índice para os municípios regulados pela Agesan-RS consiste na aplicação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período de março de 2021 a fevereiro de 2022.  Já nas cidades com regulação da Agergs, é aplicada de uma cesta de índices inflacionários (INPC, IGP-DI, INCC-DI, IPCA e índices das concessionárias de energia elétrica) segregados por grupos de despesas.

“O reajuste tem amparo legal nos Contratos de Programa e na Lei Federal nº 11.445/2007, alterada pela Lei Federal nº 14.026/2020 (Novo Marco do Saneamento). O propósito do reajuste anual é atualizar monetariamente a estrutura de custos homologada pelas agências reguladoras no processo de Revisão Tarifária Periódica (RTP) de 2019”, informou a Corsan.

Compartilhe

Postagens Relacionadas