
Cumprindo punição por conta de incidentes com a torcida na Série B do ano passado, o Grêmio voltou à elite do Brasileirão 2023 jogando no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, neste domingo (16). E largou com vitória na competição. Num jogo disputado e cheio de oportunidades para ambos os lados, o time treinado por Renato Portaluppi levou a melhor e derrotou o Santos por 1 a 0.
O gol da vitória tricolor foi marcado no final da primeira etapa. Aos 45, Luis Suárez encontrou Diogo Barbosa pela esquerda. O lateral cruzou, a zaga do Santos rebatou e deixou a bola livre para João Pedro, que pegou na veia, de canhota, mandando no canto do goleiro João Paulo e abrindo o placar no Jaconi.
O Grêmio ainda teve a chance de ampliar o marcador na segunda etapa. Cristaldo foi derrutado dentro da área, mas o juiz não viu. Chamado pelo VAR, o árbitro da partida marcou a penalidade para o time gaúcho. Suárez cobrou com força, mas a bola ganhou altura. Foi o terceiro pênalti desperdiçado pelo camisa 9 em quatro cobranças pelo Grêmio.
Com a vitória, o Grêmio finaliza a primeira rodada na 9ª posição. O Tricolor volta a campo no próximo sábado (22), às 21h, para enfrentar o Cruzeiro, em Belo Horizonte (MG), pela segunda rodada do Brasileirão.
Leia também: Inter sai na frente, mas cede empate ao Fortaleza em estreia no Brasileirão 2023