Depois de bater o Cruzeiro por 3 a 0, o Grêmio voltou a garantir três pontos no Brasileirão 2023 diante do seu torcedor. Na manhã deste domingo (03), os comandados de Renato Portaluppi venceram o Cuiabá por 2 a 0, na Arena, em Porto Alegre, pela 22ª rodada da competição, mantendo-se no G4 do campeonato e alimentando a perseguição ao líder Botafogo.
O Tricolor saiu na frente ainda na primeira etapa. Aos 28 minutos, Luis Suárez recebeu de Reinaldo e serviu Pepê. Aberto pela esquerda, o meia tocou para Suárez que dominou e finalizou cruzado, de perna esquerda. O goleiro Walter ainda chegou a tocar na bola, que passou por baixo do seu corpo antes de morrer no fundo das redes: Grêmio 1 a 0.
A confirmação da vitória veio no segundo tempo. Aos 17, Reinaldo cruzou da esquerda, Everton Galdino cabeceou e o goleiro Walter defendeu parcialmente. A bola rebateu no lateral, tocou em Rikelme, do Cuiabá, e entrou, fazendo Grêmio 2 a 0 e dando ao time da casa mais tranquilidade para seguir controlando a partida.
A vitória deixa o Tricolor na terceira colocação do campeonato, com 39 pontos, 12 a menos que o líder Botafogo, que tem um jogo a mais. O time gaúcho agora ganha um período de descanso e retorna a campo somente no dia 14 de setembro para enfrentar o RedBull Bragantino, às 21h30, fora de casa.