Serão necessários pelo menos R$ 34 milhões para tornar realidade uma nova ponte ligando os municípios de Tramandaí e Imbé. É o que aponta a empresa contratada para desenvolver os projetos para a construção de outra travessia entre os dois municípios.
A apresentação foi realizada na tarde desta sexta-feira (27), na Prefeitura de Imbé, pela Beck de Souza Engenharia. São duas alternativas sugeridas, selecionadas previamente pelas prefeituras das duas cidades.
A mais barata tem orçamento R$ 34.074.370,85. Trata-se de um binário próximo a barra do Rio Tramandaí. Na prática são duas pontes próximas, uma para cada sentido de trânsito de veículos e passagem de pedestres.
A ligação seria da Avenida Nilza Godoy, na altura das ruas Alegrete e Caxias, em Imbé, com a Avenida Beira Rio, na altura das ruas Alfredo Elias e São Salvador, em Tramandaí. A travessia teria aproximadamente 180 metros de extensão.
A outra opção apresentada pelos engenheiros é mais cara, mas desviaria o trânsito da área central das duas cidades. A travessia sobre a Lagoa do Armazém, com extensão de aproximadamente 1.600 metros, tem custo estimado pela empresa de R$ 142.307.406,78.
Neste caso, a ponte partiria da Avenida Tramandaí, esquina com a Avenida Porto Alegre, em Imbé. Do lado de Tramandaí, seria na Avenida Rubem Berta, próximo à antiga rodoviária.
Essas dois traçados foram selecionados para e a realização de projetos e estimativas orçamentárias. Em abril, a empresa de engenharia havia apresentado seis possíveis trajetos para a nova ligação entre Tramandaí e Imbé.
A apresentação
A empresa Beck de Souza Engenharia apresentou os estudos sobre a nova ponte ao prefeito Ique Vedovato, com a presença do vice-prefeito, Régis Cacetinho, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gabriel Souza (MDB), do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) e dos vereadores Fagner Guiner e Caio Sant’ana, ambos do PT e Mãe Renata e Paulinho Galimberti, os dois do MDB.
O projeto está sendo financiado pelo Governo Federal. Segundo a Prefeitura de Imbé, o próximo passo é o projeto executivo das pontes, que também será feito com recursos federais. Depois disso, será preciso buscar o dinheiro para realizar as obras.
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