“Rota Elétrica Mercosul” terá estações de carregamento rápido de veículos no Litoral Norte

Uma das estações da região será abastecida com energia solar e eólica

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Litoral Norte do RS terá dois pontos de carregamento para carros elétricos. Foto: CEEE Equatorial.

Uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a CEEE Equatorial projeta a instalação de estações de recargas rápidas para veículos elétricos em 11 municípios do Rio Grande do Sul. A chamada “Rota Elétrica do Mercosul” tem previsão de instalação em dois pontos de recarga no Litoral Norte do Estado.

Conforme o projeto, a rota terá estação de 916 quilômetros, com uma estação a aproximadamente a cada 100 quilômetros. Os pontos de recarga, junto às rodovias, estão previstos para Torres, Osório, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Cristal, Pelotas, Arroio Grande, Jaguarão, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí. Os locais exatos ainda estão sendo definidos.

A previsão é de que a instalação das estruturas seja concluída em 2023. Segundo Ilana França dos Santos, Analista de Operações de Pesquisa & Desenvolvimento da CEEE Grupo Equatorial, no caso de Osório, o plano é que a energia para carregar as baterias dos automóveis seja eólica e solar.

“Nós pretendemos colocar uma microrrede junto à estação a ser instalada em Osório, com aerogerador e painéis fotovoltaicos. Durante o dia, com sol e/ou vento, a geração de energia se tornará ainda mais limpa. Outra frente do projeto também analisará o impacto dos abastecimentos para rede. Em resumo, teremos aí três fontes de energia”, explica.

A rota

Com a implantação da Rota Elétrica, será possível viajar de carro elétrico até o Uruguai, que já possui uma rota de estações de recarga. A partir do país vizinho, também será possível chegar a Buenos Aires, na Argentina, pela travessia do estuário do Prata. Além disso, há a possibilidade de interligação com o Paraguai, seguindo pelas estações de recarga que já existem das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Pontos onde serão instalados os carregadores. Imagem: CEEE Equatorial.

A coordenadora do projeto pela UFSM, professora Alzenira Abaide, afirma que a integração é um trajeto que se conecta. “Além de todo o benefício ambiental na utilização de veículos elétricos, os três estados da região Sul do Brasil recebem muitos turistas que vêm do Uruguai, Argentina e Paraguai em direção ao litoral. Vamos colocar à disposição uma rota elétrica, barateando a viagem e fazendo o turismo daqui ser ainda mais atrativo”, diz.

O projeto

No Rio Grande do Sul, as estações começarão a ser instaladas a partir do mês de dezembro em locais em que já existem conveniências para que o motorista esteja em um local seguro para fazer a recarga. Esta etapa do projeto levará cerca de um ano. “Depois haverá a comunicação com um aplicativo que informa em tempo real se a estação está disponível ou se está ocupada, além da funcionalidade de reserva de horário para evitar filas. O objetivo é dar conforto aos consumidores que vão trafegar pela rota”, afirma Ilana.

Após a entrada em operação da rota, será iniciada a análise do comportamento das estações. Durante a execução do projeto, que se encerra em setembro de 2024, não haverá nenhuma cobrança pelas recargas. “A legislação relacionada à cobrança de energia, atualmente, ainda não contempla esse tipo de situação. Hoje, apenas as concessionárias podem cobrar pela venda de energia”, diz Alzenira.

A “Rota Elétrica Mercosul – Suporte ao Desenvolvimento e Gerenciamento para Mobilidade Inteligente” é resultado de um projeto de pesquisa aprovado por meio da Chamada P&D no 22 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com recursos na ordem de R$ 18 milhões, disponibilizados pela CEEE Grupo Equatorial e com execução da Universidade Federal de Santa Maria.

Abastecimento

As estações da Rota Elétrica Mercosul terão capacidade de fazer recargas rápidas, em 30 minutos. Em média, as estações com recarga semirrápida levam de 4h a 8h e as lentas, de 8h a 12h. Alguns fatores influenciam no tempo, como o estado da bateria do veículo, a quantidade de carga que ela apresenta no momento do abastecimento, congestionamentos ou qualquer outro fator que faça com que a viagem não siga um fluxo normal.

Por isso, apesar de os veículos elétricos apresentarem, em média, 390 km de autonomia – a partir dos testes dos fabricantes em ambientes controlados – as estações de recarga serão montadas a cada 100 km, aproximadamente, para dar ainda mais segurança e tranquilidade aos viajantes.

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