Receita Federal alerta para novo golpe do CPF

Golpista cobram taxa para suposta regularização do documento

Compartilhe

Imagem meramente ilustrativa

A Receita Federal alertou, nesta quinta-feira (23), sobre uma nova modalidade de golpe do CPF. Mensagens por SMS, WhatsApp e até e-mails, estão sendo mandados para muitas pessoas, informando que o CPF está com problemas e necessita de regularização. Uma taxa é cobrada pelos golpistas.

De acordo com a Receita Federal, as mensagens mostram a identificação da instituição, com as mesmas cores, falam em IRPF, além da bandeira nacional, para passar credibilidade. O problema é que são enviadas por pessoas que nada têm a ver com a instituição.

Os golpistas cobram um valor de R$ 270,00 e prometem regularizar o CPF da vítima. A mesma taxa é cobrada por um site que ocupa o topo das pesquisas do Google e do Bing quando se busca por “CPF suspenso”, “regularizar CPF” e outros termos semelhantes.

“Em qualquer um desses casos, só existe uma orientação: não pague! Estas mensagens e sites NÃO SÃO da Receita Federal”, informou a Receita em nota.

De acordo com a Secretaria Especial, houve relato de um cidadão que pagou a taxa, o serviço não foi executado e ele procurou a instituição. Ao fazer a pesquisa, a declaração entregue estava totalmente zerada. A empresa teria afirmado para ele que a retificação custaria mais R$ 170,00.

A Receita Federal esclarece que a regularização do CPF é realizada gratuitamente pelo site oficial, e que os alertas enviados não possuem link de acesso. Ao entrar, o contribuinte deve selecionar a opção “Meu CPF”, no qual encontrará orientações sobre como corrigir sua situação cadastral de acordo com a irregularidade no sistema.

Compartilhe

Postagens Relacionadas