O Vestibular 2019 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul começa neste domingo (06) e segue até a próxima quarta-feira (09). Nesta edição, 28.503 candidatos disputam 4.017 vagas, sendo que 1.282 estão inscritos para as provas em Tramandaí e Imbé, no Litoral Norte.
Nas duas cidades da região, os estudantes farão provas em quatro locais: EEEF Almirante Tamandaré, Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, EMEF Estado de Santa Catarina e, pela primeira vez, no Campus Litoral Norte da UFRGS.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Física, Literatura e Língua Estrangeira. Os gabaritos serão divulgados a partir das 17h, no site www.vestibular.ufrgs.br.
UFRGS reforça orientações para vestibulandos
A UFRGS orienta os vestibulandos que compareçam ao local de prova – que pode ser conferido no Portal do Candidato – às 8 horas. Para evitar atrasos e contratempos, a recomendação é que os candidatos façam o percurso até o local de prova antes do dia 6, para que conheçam antecipadamente o caminho e o tempo gasto no trajeto.
Também é necessário estar atento ao fato que, em dias de semana, o trânsito é mais intenso e pode haver congestionamento em alguns pontos. As provas iniciam sempre às 8h30 e, após este horário, não é permitido o ingresso nos locais de prova.
O que levar
Os vestibulandos devem portar documento de identificação original que contenha o número utilizado na inscrição do Concurso. Podem ser utilizados carteira de identidade ou de habilitação, passaporte e cédulas emitidas por conselhos e ordens profissionais.
Não serão aceitos protocolos de encaminhamentos nem documentos em que conste a inscrição “não alfabetizado”, ou cuja fotografia não possibilite a identificação do candidato. Em caso de perda ou roubo do documento, o candidato deve, se possível, apresentar o boletim de ocorrência policial.
Além do documento original, também é necessário levar caneta esferográfica azul ou preta. Durante a realização das provas, o candidato só poderá manter consigo, em lugar visível, os seguintes objetos: caneta esferográfica azul ou preta, lápis, borracha, documento de identidade e uma garrafa transparente de água ou refrigerante sem rótulo.
O que não é permitido
Não serão permitidas consultas de qualquer natureza durante a realização das provas. Os candidatos também não podem utilizar ou manter consigo telefone celular, fones de ouvido ou outros aparelhos eletrônicos, nem usar bonés ou chapéus.
Objetos diferentes dos permitidos deverão ser acondicionados em embalagem plástica fornecida pela organização da prova e mantidos lacrados até a saída do candidato do local de prova.