Programa Prefeitura Sem Papel é instituído em Arroio do Sal

Prefeitura projeta uma economia de mais de R$ 200 mil na compra de papel e impressões ao ano

Compartilhe

Foto: Prefeitura de Arroio do Sal

A Prefeitura de Arroio do Sal institui o Programa Prefeitura Sem Papel conforme o Decreto Municipal Nº 04/2022. O documento foi publicado no dia de janeiro. O município é o segundo do Litoral Norte a implantar o Programa que visa a produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações arquivísticas em ambiente digital de gestão documental.

Conforme a prefeitura, atualmente, o município tem um consumo médio de 120 mil folhas de papel por mês, com a implantação do Programa Arroio do Sal Sem Papel, a expectativa é de gerar uma economia de mais de R$ 200 mil na compra de papel e impressões ao ano.

De acordo com o prefeito Affonso Flávio Angst, a transformação por trás da substituição da tramitação física pela tramitação digital dos processos administrativos é um marco e algo primordial na gestão pública atual.

“A mudança impacta diretamente a rotina dos servidores públicos de nosso município, que após implantação de novo sistema e treinamento dos servidores, aos poucos, passaremos a criar processos internos da prefeitura totalmente digitais sem utilizar o uso de papel, transparência nos processos e a prefeitura disponível para a população 24h”, explica o prefeito.

Conforme a prefeitura, a transformação digital que está sendo iniciada, em breve será sentida também pelos cidadãos, que passarão a ter acesso a alguns serviços através do site do Poder Executivo do município. “O objetivo é dentro de um período de curto a médio prazo deixar o uso dos processos do Prefeitura Sem Papel mais fáceis para os munícipes e nenhum processo tramitar na Prefeitura utilizando papel”, informou.

Para a secretária da Administração, Juliane Killing de Almeida Cardoso, com o Programa a Administração Pública vai produzir documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economicidade e, especialmente, sustentabilidade ambiental, entre outras vantagens.

Compartilhe

Postagens Relacionadas