Professora e estudantes do IFRS Osório recebem reconhecimento estadual e internacional

Projeto de absorventes sustentáveis conquistou Prêmio de Excelência na Suécia; docente recebeu uma distinção do parlamento gaúcho

Compartilhe

Estudantes Laura Drebes, e Camily Pereira, do IFRS de Osório, receberam prêmio na Suécia. Foto: Reprodução

A atuação do Campus Osório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu mais dois reconhecimentos nas últimas semanas. Um projeto desenvolvido por alunas de instituição recebeu destaque na Suécia. Além disso, a professora e diretora-geral da Campus, Flávia Santos Twardowski, recebe uma distinção da Assembleia Legislativa do Estado.

A conquista internacional foi no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), com a pesquisa que desenvolveu absorventes higiênicos de baixo custo e ambientalmente sustentáveis, recebeu o Prêmio de Excelência.  O anúncio foi feito na última terça-feira (30), no evento realizado na Suécia, e equivale ao segundo lugar do SJWP.

O trabalho é das estudantes de ensino médio Laura Drebes, moradora de Imbé, e Camily Pereira, moradora da Osório, orientado pela professora Flávia Twardowski e intitulado “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”. Elas foram as únicas representantes do Brasil no evento.

Ao anunciar o Prêmio de Excelência, as apresentadoras da cerimônia destacaram que o projeto contribui para a dignidade humana e para o desenvolvimento sustentável e que as estudantes demonstraram paixão, empatia e habilidade para pensar fora da caixa. Um certificado foi entregue às meninas pela princesa Vitória da Suécia, que é a patrona do prêmio.

As estudantes e a orientadora após a conquista da prêmio. Foto: Arquivo pessoal

Emocionadas, Laura e Camily discursaram, em inglês, o quanto estão felizes por representar o seu país e agradeceram a todos que contribuíram para que o projeto e a participação delas no evento fosse possível. “Estou sem palavras para expressar meus sentimentos neste momento, muito feliz por contribuir para a ciência mundial”, falou Laura. Camily acrescentou o quanto o projeto mudou a sua vida e o modo como ela vê o mundo.

O projeto

As jovens desenvolveram absorventes higiênicos mais baratos e ambientalmente sustentáveis, em comparação com os produtos encontrados no mercado, de algodão e plástico. O baixo custo, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual.

Os materiais absorventes foram produzidos a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira (subprodutos industriais da região do litoral norte).  Dos resíduos da indústria nutracêutica (de cápsulas de medicamentos), as estudantes criaram um biofilme que envolve a parte interna do absorvente e é colocado dentro de suportes feitos com sobras de tecido.

Professora recebe medalha

A docente do Campus Osório Flávia Santos Twardowski, que atualmente é diretora-geral, recebeu a medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A entrega no dia 23 de agosto de 2022, no Salão Júlio de Castilhos, do Palácio Farroupilha. O reconhecimento foi pela atuação na área de pesquisa, como grande incentivadora da iniciação científica para os jovens do ensino médio.

Flávia Santos Twardowski recebeu medalha da Assembleia Legislativa. Foto: IFRS

Flávia é docente do Campus Osório há 12 anos, onde instiga estudantes da educação básica a desenvolverem projetos de pesquisas. Os projetos orientados por ela receberam mais de 200 premiações nacionais e 16 pesquisas foram também apresentadas e premiadas em eventos internacionais. Algumas foram selecionadas em mais de um evento, resultando na participação em 19 eventos no exterior.

A atuação como orientadora também resultou em reconhecimentos para Flávia. Neste ano de 2022, ela recebeu o “Prêmio Educadores Transformadores” na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). Foi homenageada ainda com o “Prêmio Professor Destaque” na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Universidade de São Paulo, em 2019; “Prêmio Intel de Promoção à Pesquisa – Professor Destaque”, na 32ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em 2017; e “Prêmio de Incentivo ao Professor” na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul (Fetec-MS), em 2016.

Flávia possui graduação em Engenharia de Alimentos, mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS.

Compartilhe

Postagens Relacionadas