Prefeitura de Imbé continua com o serviço de castração de cães e gatos

Compartilhe

Foto: divulgação Prefeitura de Imbé

O controle de natalidade de cães e gatos tem se destacado como uma das principais ferramentas para frear o crescimento de procriação das espécies no município de Imbé. De acordo com a prefeitura, o serviço de castração desses animais continua através de uma parceria com a Associação Imbeense de Proteção aos Animais (Aimpa).

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Animal (DEPAN), Giovana Ghidini, a parceria garante a castração de 50 animais por mês, sendo metade encaminhada pela entidade e a outra metade identificada através dos cadastros de famílias de baixa renda da cidade, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). “É uma das formas de evitar que animais, principalmente filhotes, sejam abandonados diariamente nas ruas”, explicou.

A diretora informou que em 2019 foram realizadas 458 castrações, sendo 289 289 caninos fêmeas, 47 caninos machos, 81 felinos fêmeas e 41 felinos machos. “Além de evitar ninhadas indesejadas, a castração também se torna uma questão de saúde, pois castrando o animal você prolonga a vida dele e proporciona uma qualidade de vida melhor”, afirmou.

Giovana Ghidini explica ainda que castrar cães e gatos machos evita fugas, diminui a agressividade e reduz o risco de tumores testiculares. Já a castração de fêmeas evita cios, acasalamentos indesejáveis, tumores mamários e piometra (uma grave infecção de útero que ocorre durante o período de cio). “É um gesto de amor e de responsabilidade que só traz benefícios para os animais e para os tutores”, disse a diretora.

Atualmente as ONGs e os protetores independentes, assim como os canis municipais, não dão conta de recolher animais em situação de risco, vagando pelas ruas. “É preciso que todos tenham consciência da importância deste gesto não só para a causa animal, mas para a saúde pública, finalizou Giovana.

Como se inscrever

As inscrições para castração animal devem ser feitas exclusivamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA), localizada no Prédio Anexo I da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

É necessário apresentar cópias do documento de identificação com foto e do comprovante de residência atualizado, além de comprovação de inscrição no CadÚnico ou o Número de Identificação Social (NIS), que pode ser obtido junto ao Centro Referencial de Assistência Social (CRAS).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3627-8555.

Foto: divulgação Prefeitura de Imbé

Compartilhe

Postagens Relacionadas