
A Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) criou uma comissão que estudará a possibilidade de compra direta pelas prefeituras de doses da vacina contra a covid-19. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (08) na primeira assembleia dos prefeitos da região, já com a presença dos novos gestores que tomaram posse na semana passada.
A comissão tem com integrantes a prefeita em exercício de Capão da Canoa, Juliana D’Avila Martin, o prefeito de Torres, Carlos Souza, e o prefeito de Xangri-Lá, Celso Bassani Barbosa, que deverão articular em conjunto com a Amlinorte as estratégias para uma possível aquisição de vacinas para o Litoral Norte.
O ex-prefeito de Imbé, Pierre Emerim, que preside a associação até o fim de janeiro, explicou que essa comissão buscará informações da possibilidade legal e custos para aquisição pelos municípios da vacina. “Esse é o plano B caso a União e o Estado não deem agilidade nessas aquisições”, disse Pierre.
Na reunião, realizada de forma virtual, os prefeitos da região também definiram pela manutenção do sistema de cogestão do atual Plano Estruturado de Combate ao Coronavirus Covid-19, aprovado em dezembro pelo Governo do Estado e que está em vigor, através dos decretos municipais.
Outro tema debatido foi a questão do reajuste dos servidores públicos, matéria prevista na Lei Complementar 173/2020 e suas vedações, cujo parecer deverá ser divulgado pela Famurs. Os prefeitos da região deverão decidir em conjunto essa questão.
Sobre a sucessão da Amlinorte e Consórcio Público Amlinorte, os prefeitos deverão debater internamente entre os partidos de representatividade a indicação dos nomes e composição da presidência para os próximos quatro anos. A reunião de eleição ficou agendada para o próximo dia 22 de janeiro de 2021.