Dezenas de praticantes de esportes náuticos já se inscreverem para participar da I Remada Ecológica, um mutirão para retirar lixo de duas lagoas de Cidreira. A mobilização em favor do meio ambiente vai reunir adeptos de várias modalidades sem motor, como canoagem, windsurf, kite surf, vela e stand up. Eles percorrerão a Lagoa da Cidreira e a Lagoa da Fortaleza.
O trajeto de ida e volta da remada tem aproximadamente seis quilômetros e o evento contará com duas lanchas e uma ambulância para apoio aos participantes. A atividade também conta com colaboração da Prefeitura de Cidreira, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar. O portal Litoral na Rede é parceiro da iniciativa para divulgação do evento.
A I Remada Ecológica de Cidreira é realizada pela Associação Cidreirense de Esportes Náuticos (Acena). O mutirão começa às 9h da manhã de sábado (25) e a concentração será no Lagoa Country Club. As inscrições de participantes são gratuitas e podem ser feitas aqui.
Os organizadores vão iniciar a limpeza das lagoas na quinta-feira e o lixo recolhido ficará exposto em sacos transparentes durante a remada. O presidente da Acena, Roberto Porciuncula, explicou que a ideia é que todos vejam a quantidade de lixo que é deixado nas lagoas, prejudicando o meio ambiente. A Associação foi fundada em julho de 2016 e, além de incentivar os esportes náuticos tem como foco a preservação de lagoas e dunas da região.