Praças da beira-rio de Tramandaí devem ter obras concluídas em setembro

Atraso na conclusão é atribuído ao período de chuvas; mesmo inacabadas, estruturas de lazer já começam a ser utilizadas por moradores e visitantes

Compartilhe

Gramado, árvores e quadra de areia em trecho da Praça dos Botos, na Barra. Foto: Ticiano Kessler / Litoral na Rede

Tramandaí deve contar, a partir da primavera, com dois novos espaços de lazer na beira do Rio Tramandaí. A previsão da prefeitura é de que as obras da Praça dos Botos, na Barra, e da praça da Rua David Canabarro, no Centro, sejam concluídas em setembro.

Há muitos anos, moradores e visitantes encontravam estruturas de lazer danificadas e pouco cuidadas. A Praça dos Botos, por exemplo, vinha sendo destruída por sucessivas ressacas, desde 2016, quando a força da água começou a derrubar o antigo muro de pedras, agora substituído por uma estrutura de concreto armado.

Nas proximidades da Ponte Giuseppe Garibaldi, as plataformas de pesca também apresentavam diversos problemas estruturais ao longo dos anos. Com a construção da nova praça, novas áreas para a prática estão sendo feitas junto à Câmara de Vereadores.

O andamento dos trabalhos já dá uma perspectiva diferente para dois espaços simbólicos para a cidade. E a expectativa pela conclusão das obras motiva muitas pessoas a irem acompanhar o andamento, especialmente na Barra.

Mesmo sem toda a revitalização concluída, os dias de sol já têm atraído muitas pessoas para o ponto turístico da cidade. A quadra de grama sintética, por exemplo, já está pronta e é usada com frequência por jovens para partidas de futebol. A quadra de areia ainda está sendo finalizada, com cercamento.

230724 PRAÇA DOS BOTOS QUADRA GRAMA SINTÉTICA RR
Quadra de grama sintética já é usada para partidos de futebol. Foto: Rafael Ribeiro / Litoral na Rede
230724 PRAÇA DOS BOTOS PÚBLICO RR
Mesmo com obras em andamento, Praça dos Botos recebe muitos visitantes. Foto: Rafael Ribeiro / Litoral na Rede

A praça já recebeu gramado, palmeiras e outras plantas, entre elas uma árvore transplantada para o local. Também foi instalado sistema de irrigação. O trabalho atualmente se concentra na pavimentação dos passeios, com pedras portuguesas brancas e pretas, no mesmo estilo adotado no calçadão da Avenida Beira-Mar e em outros pontos da cidade.

O projeto da arquiteta Alessandra Gelain prevê ainda dois monumentos ao longo da área de quase 5 mil metros quadrados. Um deles será a escultura de um boto, animal que dá nome à praça e que, a partir dela, pode ser visto interagindo com pescadores artesanais. O outro terá formato de um barco, com fonte de água e sistema de iluminação e está sendo construído no local. O espaço também terá bicicletários, pergolados em madeira, espaço destinado a banheiros-contêineres e playground.

Trabalho de pavimentação dos passeios está em andamento na Praça do Botos. Foto: Ticiano Kessler / Litoral na Rede

Já na praça perto da ponte que liga o município à vizinha Imbé, ponto para visualizar o pôr-do-sol na lagoa, também são realizados trabalhos de pavimentação, boa parte em pedra portuguesa. O espaço contará com monumento em formato de coração para fotos e playground. O projeto também contempla pias de alvenaria para apoio aos pescadores, rampa para embarcações e paisagismo com grama natural.

O prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, reiterou que o investimento nas duas praças soma aproximadamente R$ 5 milhões. “Nós temos a preocupação de investir na cidade, que é uma cidade turística, atraindo cada vez mais pessoas para veranear e também para mudarem-se para Tramandaí, uma das 10 cidades que mais cresceu no Rio Grande do Sul”, afirmou.

230724 PRAÇA DAVID CANABARRO RR
Obra da praça da Rua David Canabarro, em Tramandaí, está em fase final. Foto: Rafael Ribeiro / Litoral na Rede
230724 PRAÇA DAVID CANABARRO RR 2
Profissionais trabalham na construção da área de lazer junto à Ponte Giuseppe Garibaldi. Foto: Rafael Ribeiro / Litoral na Rede

As previsão era de que as praças estivessem prontas no mês de julho. O prefeito explica que as chuvas constantes sobre o estado, desde o fim de abril, atrasaram o cronograma da obra, assim como de outras intervenções em andamento na cidade, como a revitalização de ruas e avenidas e o novo pavilhão do Centro Municipal de Eventos.

“Teve uma demora de um mês e meio, dois meses, em razão dos fatores climáticos, e não deu para dar continuidade, como também do Asfaltaço [programa de pavimentação de ruas], devido a grande quantidade de chuva, nos último meses, que Tramandaí e o Rio Grande do Sul todo sofreram nesse período. Todas as obras estão sendo retomadas e pretendemos concluí-las até o fim deste ano”, disse.

Compartilhe

Postagens Relacionadas