
Uma das maiores operações policiais da história do Rio Grande do Sul foi deflagrada, nesta terça-feira (19). Desde o fim da madrugada, 1.302 agentes de segurança cumprem 1.368 ordens judiciais em 34 municípios do Estado. O Litoral na Rede apurou que há alvos no Litoral Norte, nas cidades como Imbé, Xangri-Lá e Capão da Canoa.
A partir de uma investigação da Polícia Civil de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, está sendo desarticulado um esquema de lavagem de dinheiro do crime organizado. Os investigados são integrantes de uma facção criminosa com base no Vale do Sinos, envolvida em uma série de crimes.
Devido ao grande efetivo empregado, os agentes se reuniram na Fiergs, em Porto Alegre, antes de cumprir os mandados. Estão envolvidos Polícia Civil do RS, SC e PR, Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional.
Há ações em outros quatro estados. A Polícia mira lideranças da facção que comandam crimes de dentro do sistema prisional.
Entre as ordens judiciais há 66 de prisão. O objetivo é descapitalizar o grupo criminoso em aproximadamente R$ 50 milhões, com a apreensão de mais de 100 veículos, aeronaves e 38 imóveis. Também houve mais de 800 bloqueios financeiros ligados à bolsa de valores e sequestro judicial de 190 contas bancárias.