
A Polícia Civil (PC) prendeu, no fim da tarde desta sexta-feira (31), um homem suspeito de extorquir comerciantes do município de Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a investigação, ele exigia pagamento em troca de uma suposta proteção e, para isso, fazia ameaças e perseguia os empreendedores.
Pelo menos 11 comerciantes foram alvo de extorsão e registraram ocorrência na delegacia de polícia. O preso tem 57 anos e foi capturado pelos agentes da PC na cidade.
Segundo o titular de Delegacia de Osório, delegado João Henrique Gomes de Almeida, “o suspeito estaria constrangendo, mediante ameaças e perseguições, com a finalidade de obtenção de vantagens econômicas indevidas, em troca de proteção, nos moldes de uma suposta milícia urbana.”
As vítimas tinham suas vidas monitoradas e eram perseguidas e ameaçadas pelo suspeito, que inclusive deixava cartas com mensagens ameaçadoras. A partir do registro das ocorrência e da investigação, o delegado representou pelos mandados de prisão e busca e apreensão, que foram deferidos pelo poder judiciário.
Objetos, que serão analisados pela PC, foram apreendidos na residência do investigado. “Nas buscas foram apreendidos aparelhos celulares, artefatos para incêndio, valores em dinheiro, além de diversas pastas contendo levantamentos de pessoas da cidade, inclusive com imagens”, disse o delegado Gomes.
O policial acredita que, a partir da prisão do suspeito, novas vítimas deverão se encorajar para registrar ocorrência para a responsabilização do autor. “A Polícia Civil está atenta e continuará firme na repressão qualificada aos crimes na cidade”, finalizou.
A Delegacia de Osório recebe denúncias, que podem ser feitas anonimamente, pelo WhatsApp 51- 99912-0456.