Plano de reconstrução de rodovias do RS inclui três obras no Litoral Norte

Custo mínimo para recuperar estradas danificadas pelas chuvas e enchentes é calculado em R$ 3 bilhões

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Ponte da Integração entre Itati e Três Forquilhas no Km 9 da ERS 417. Foto CRBM

O governo do Rio Grande do Sul incluiu três obras no Litoral Norte no plano de recuperação de rodovias e pontes prejudicadas pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Para a região, estão previstas intervenções na Rota do Sol, principal ligação com a Serra Gaúcha, e a reconstrução de uma ponte que caiu entre Itati e Três Forquilhas.

Para a ponte, localizada no quilômetro 9 da ERS-417, o investimento previsto é de R$ 8.634.536,77. Essa obra é classificada como uma das prioritárias pelo governo. Sem a estrutura, a ligação entre os dois municípios é possível apenas utilizando a BR-101, ou por uma pequena ponte pelo interior.

Outra intervenção relacionada ao Litoral Norte é a recuperação da Rota do Sol, entre Caxias do Sul e Itati. Além disso, está prevista uma obra devido à desmoronamento, no quilômetro 15 da ERS-486, entre Tainhas e Itati, onde o asfalto cedeu.

O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) sinalizou o trecho, onde há estreitamento de pista. Motoristas que passam pelo local precisam reduzir a velocidade.

As obras na Rota do Sol devem ser executadas por meio dos contratos de conservação de rodovias.

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Km 15 da ERS-486, entre Tainha e Itati. Foto: CRBM
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Km 15 da ERS-486, entre Tainha e Itati. Foto: CRBM
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Ponte da Integração entre Itati e Três Forquilhas no Km 9 da ERS 417. Foto CRBM

O governador Eduardo Leite anunciou, nessa segunda-feira (03), o plano para reconstruir e recuperar rodovias e pontes. Ele apresentou duas projeções de investimento para atender a 8.434 km de rodovias pavimentadas e não pavimentadas que foram afetadas de alguma forma.

O custo mínimo seria de R$ 3 bilhões, com obras de correção e liberação dos pontos atingidos. Já no cenário de investimento com adaptações para as mudanças climáticas, o valor pode chegar a R$ 9,9 bilhões.

“Vamos buscar viabilizar todo investimento possível, e podemos assegurar que pelo menos R$ 3 bilhões são estimados. Esse valor seria para não apenas reconstruir pontes e recompor estradas, mas também para melhorar trechos dessas estradas e qualificar toda a rodovia, garantindo conforto e segurança aos usuários”, explicou Leite.

Para agilizar o atendimento das cidades afetadas, foram definidas modalidades de contratação conforme a necessidade de cada local. Nos casos de grande impacto, será utilizada a contratação com dispensa de licitação, em regime integrado, permitindo que as fases de instrução do processo sejam realizadas em até 15 dias.

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