A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação Harpia, contra abuso sexual infantil, em 24 estados e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, os policiais cumpriram mandados de busca e a apreensão em 14 cidades, incluindo Tramandaí, no Litoral Norte.
A ação está a cargo da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da PF. As buscas foram feitas simultaneamente em todo o Brasil. Até às 9h, os policiais federais haviam cumprido 47 mandados e realizado 27 prisões.
Sete foram presos no RS. Os flagrantes no estado são por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil e ocorreram Tramandaí, Viamão, Santana do Livramento, Porto Alegre, Pelotas, Gravataí e Alegrete. O Litoral na Rede apurou junto à PF que o homem preso no Litoral Norte trabalha na área da construção civil. Ele tem 44 anos de idade.
No RS foram, ao todo, 17 mandados de busca e apreensão. As demais buscas ocorreram nos municípios de Camaquã, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Marau, Nova Santa Rita, Santa Rosa e São Sebastião do Caí.
A PF informou que “a operação nacional almeja a prisão de ofensores sexuais de crianças e o resgate de vítimas, gerando um maior impacto social e consequente atenção para a ocorrência desse tipo de delito”.