PF combate contrabando e comércio ilegal de cigarros eletrônicos no RS

Grupo criminoso vendia “vapes” e acessórios por meio da internet

Compartilhe

Operação da PF teve como alvo grupo que contrabandeava e vendia cigarros eletrônicos pela internet no RS. Foto: PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), a Operação “Bad Vibes”, para reprimir o contrabando e a comercialização de cigarros eletrônicos no Rio Grande do Sul. Os produtos popularmente conhecidos como “vapes” são proibidos no Brasil.

Na ação, policiais federais cumpriram três mandados de busca em Porto Alegre. Eles apreenderam celulares, computador, HD’s, diversos dispositivos eletrônicos para fumar, acessórios e dezenas de refis.

A investigação apurou que o grupo criminoso utilizava empresa de fachada para comercializar cigarros eletrônicos e acessórios. Toda a operacionalização do comércio ilegal ocorria por meio virtual, com a utilização de site para venda, divulgação em redes sociais e contato com os clientes por aplicativo de mensagens.

O nome da operação “Bad Vibes” refere-se aos riscos do consumo desse produto. A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009.

A Anvisa concluiu, no início de fevereiro, uma consulta pública sobre a venda de cigarros eletrônicos e analisa se manterá ou não a proibição da comercialização desses produtos no país.

Compartilhe

Postagens Relacionadas