Patram de Torres localiza pássaros silvestres em cativeiro ilegal

Animais de espécies nativas não tinham anilha de identificação

Compartilhe

Patram de Torres encontrou pássaros silvestres em cativeiro ilegal. Foto: 1º BABM

A Patrulha Ambiental (Patram) de Torres identificou pássaros silvestres mantidos em cativeiro de forma ilegal. Os policiais militares fizeram a constatação durante patrulhamento no último sábado (25).

A equipe, que integra o 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), visualizou, na parte externa de uma residência, seis gaiolas e um alçapão pendurados. Por isso, os PMs realizaram uma averiguação no imóvel e confirmaram as irregularidades.

Eles encontraram 04 pássaros de espécies nativas, sendo um pintassilgo, um coleiro  e dois sabiás pretos. Conforme a Patram, todos estavam sem anilha. O responsável foi identificado e autuado por termo circunstanciado.

Ele não possuía autorização do órgão ambiental competente para manutenção dos animais em cativeiro.

“Todo pássaro silvestre legalizado ou exótico, para criação em cativeiro, deve possuir uma anilha de identificação fechada. Isto devido só conseguir aplicá-la, em até 10 dias de vida do pássaro, provando que foi criado em cativeiro. A anilha aberta é utilizada em pássaros adultos, apenas para controle e pesquisa. Do contrário, esse passeriforme certamente foi capturado na natureza, o que configura crime ambiental”, explica o 1º BABM.

Compartilhe

Postagens Relacionadas