Osório lança teleatendimento para orientar moradores sobre a Covid-19

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Foto: Prefeitura de Osório

Iniciou nesta quarta-feira (27) um serviço de teleatendimento com o objetivo de orientar e responder as dúvidas referentes a Covid-19, aos moradores de Osório. O serviço é coordenado pela Prefeitura de Osório, através da secretaria de Saúde.

A Central de Atendimento – Call Center é formado por médicos, enfermeiros e acadêmicos da área da saúde. Os estudantes são do Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICEC) que terão uma maior integração da comunidade durante as estratégias de enfrentamento à Covid-19.

O número do Call Center é – (51) 2161 0212 – o serviço conforme abaixo, ocorre de três formas.

Teleatendimento: Determinar quando o paciente deve procurar o serviço de saúde, Classificação de risco de gravidade para definição do local de atendimento; Registro da ligação em prontuário do paciente.

Tele Orientação: Atendimento relacionado às dúvidas gerais da população sobre a COVID 19, Orientação geral sobre medidas de precaução e de higiene; Uso correto das máscaras.

Tele Monitoramento: Auxílio à equipe de Tele monitoramento da Secretaria de Saúde; Ligações aos casos suspeitos ou confirmados de COVID 19 que estão em isolamento por atestado médico.

O vice-prefeito Eduardo Renda salientou que o teleatendimento é uma parceira de grande relevância. “Esse call center vai ajudar muito a comunidade osoriense, com segurança, por disponibilizar as informações através desse canal. Agradeço aos parceiros, todos os engajados no projeto e aos estudantes que ajudam tremendamente neste momento delicado”.

Para o Secretário da Saúde, Emerson Magni, essa parceria é fundamental para o processo de estratégias de enfrentamento à pandemia da Coronavírus. “Agora trabalhamos, com o termo ‘Fique em casa se puder’ e as pessoas estão receosas de sair de casa para ir até uma das nossas 16 unidades de saúde” afirmou. Magni  disse ainda que o teleatendimento terá um importante papel, pois o município tem prontuário eletrônico, o que contribui com esse processo de informações sobre cada cidadão.

O coordenador Médico da Secretaria de Saúde, André Bendel salientou que esse é o primeiro atendimento pré-clínico de Osório, de grande relevância junto a comunidade. “É um exemplo da essência de uma sociedade civil organizada, um momento em que podemos prestar à comunidade um serviço com qualidade, a estrutura da saúde de Osório está preparada para atender.

Gustavo Arruda, reitor da UNICNEC, explicou que a pandemia, entre suas características, causa medo entre a população. “O trabalho dos alunos é muito importante. Esse mecanismo da tecnologia de apoiar vai fazer a diferença. É um trabalho glorioso e todos estão de parabéns”.

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