O Hospital de Tramandaí passou a contar com um novo equipamento para realização de tomografia computadorizada. O aparelho, adquirido com investimento de R$ 1,29 milhão do governo do Estado, foi oficialmente entregue à população na tarde dessa sexta-feira (10) e deve começar a ser utilizado nos próximos dias, após conclusão dos treinamentos e testes finais.
O governador em exercício, Gabriel Souza, participou do ato, juntamente com a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, e o prefeito de Tramandaí, Juarez Marques da Silva, entre outras autoridades locais e regionais.
A aquisição do equipamento vai garantir mais eficiência no atendimento, especialmente para casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e da área de traumatologia. Gabriel Souza frisou a importância do aparelho para os casos de AVC e destacou que o tomógrafo representa mais do que um investimento na área da saúde.
“Hoje não estamos entregando só um aparelho de mais de R$ 1 milhão. É um aparelho que vai salvar vidas. Os recursos que o Estado investe podem sempre ser medidos em metros, nas obras e até mesmo nos equipamentos cheios de tecnologia, como o tomógrafo, mas cada valor investido também representa vidas que serão preservadas”, afirmou.
“O tomógrafo garante o atendimento correto na janela de horas necessárias após um AVC. Nesses momentos, a agilidade é fundamental para os pacientes que antes precisavam ser atendidos em outras cidades, como Osório e Capão da Canoa. Agora, o tomógrafo garante mais segurança para moradores e veranistas do Litoral”, ressaltou a secretária adjunta.
Administração do hospital comemora
Em conversa com a reportagem do portal Litoral na Rede, integrantes da coordenação do hospital – que pertence ao governo do Estado desde 2011 e que, desde junho de 2024, é administrado pelo Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento de Ensino, Assistência Social e Saúde do Cidadão (IMAS) – também celebraram a chegada do novo equipamento.
O local é referência para 23 municípios do Litoral Norte e tem 118 leitos, todos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Possui as especialidades de cirurgia geral, traumatologia, obstetrícia, gestação de alto risco, ambulatório, bucomaxilo, cirurgia geral e ginecologia.
“O hospital estava há um ano sem tomografia. O IMAS assumiu e enfrentou tentativas de conserto do tomógrafo antigo. Fizemos uma força-tarefa e, em menos de um mês, conseguimos reformar a sala de imagem e instalar o novo aparelho”, contextualizou o diretor técnico do HT, Noslen Rodrigues de Souza.
“A aquisição do novo aparelho trará um serviço ágil e preciso, possibilitando diagnóstico seguro principalmente nos casos de AVC. A comunidade contará com um serviço de qualidade e não precisará mais se deslocar a outros municípios para ter acesso ao serviço”, ressaltou Marco Santos, diretor administrativo da unidade.
“É muito gratificante poder ter a oportunidade de fazer isso virar realidade em parceria com o Governo do Estado por meio do programa Avançar na saúde”, acrescentou a superintendente de Planejamento do IMAS, Patrícia Paladini.