Novo arco cirúrgico começa a operar no Hospital Tramandaí

Equipamento foi adquirido com recursos da prefeitura e da câmara

Compartilhe

Arco Cirúrgico Cios Fit Siemens combina recursos de alta resolução de digitalização de imagens com predefinições otimizadas de raio-X. Foto: Rogério Carbonera / FHGV

O Hospital Tramandaí (HT), administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), inaugurou um moderno aparelho de Arco em C, doado pela prefeitura do município e Câmara de Vereadores, num investimento conjunto de R$ 272 mil. Com avançada tecnologia, o equipamento possui tela de gerenciamento totalmente sensível ao toque que, combinado com um software intuitivo, torna a utilização simples e otimizada.

O novo arco cirúrgico vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 130 mil por ano ao HT, uma vez que o aparelho anterior era alugado. De acordo com Taiane Fraga, chefe do setor de Imagem, além de reduzir os custos para o hospital, o equipamento tornará as cirurgias mais ágeis. “Considerando que somos referência em traumatologia para inúmeros municípios do litoral, devemos aumentar em 30% a realização dos procedimentos, chegando a 120 por mês, além das intervenções neurológicas”, antecipa Taiane.

Roger Esteves, gerente Administrativo do hospital, agradeceu a parceria com os poderes Executivo e Legislativo do município. “Trabalhamos em conjunto para atender mais de sete mil pessoas por mês, sendo que no verão a população aumenta em quatro vezes”, salientou. Para o diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da FHGV, Rafael Dutra, o momento era muito esperado por todos. “A ajuda dos poderes tornou possível esse avanço e vamos fazer jus à responsabilidade deferida”, garantiu ele.

Presente no ato, o prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, destacou o acordo com a Câmara de Vereadores que permitiu o repasse dos recursos. “Vamos seguir ajudando o hospital e parabenizo a instituição pelas várias obras de melhorias que estão em andamento”, disse. O presidente da Câmara, Rafa do Triângulo, classificou o HT como um braço indispensável à comunidade do litoral.

Além de vereadores e lideranças comunitárias, prestigiaram a solenidade de entrega do equipamento o vice-prefeito de Tramandaí, Flávio Corso, o secretário municipal de Saúde, Luciano Saltiel, o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Claudiomir da Silva Pedro, e o diretor Administrativo e Financeiro da FHGV, Marco Antonio Baldo. Após a solenidade, as autoridades conheceram o novo arco cirúrgico e fizeram um tour para conferir as obras em andamento no HT.

Tecnologia e eficiência

O Arco Cirúrgico Cios Fit Siemens combina recursos de alta resolução de digitalização de imagens com predefinições otimizadas de raio-X, o que proporciona gerenciamento inteligente de energia e dosagem para imagens nítidas de pacientes regulares, pediátricos e obesos. Essas imagens de alta qualidade ajudam o cirurgião a basear sua decisão intraoperatória em uma visão clara das estruturas anatômicas, implantes, parafusos e dispositivos durante as intervenções cirúrgicas.

Segundo o engenheiro da FHGV, Carlos Nadal Fraga, a tecnologia existente auxilia na tomada de decisão do cirurgião durante os procedimentos e, consequentemente, gera maior segurança e melhor recuperação ao paciente.

Compartilhe

Postagens Relacionadas