
“Achei que ela ia embora. Tive que segurar a cabeça, ela ficou se batendo e cansou primeiro que eu”, contou ao Litoral na Rede o pescador aposentado Jorge de Oliveira Rosa, de 59 anos, que pescou uma carpa de 55 quilos na Lagoa dos Quadros, na Prainha, em Maquiné. Pelos registros na internet, a carpa é uma das maiores capturadas no Brasil, onde os peixes mais pesados da espécie encontrados até hoje tem entre 45 e 60 quilos.
A carpa do pescador gaúcho tem aproximadamente 1,2 metro de comprimento e não foi fácil tirá-la da lagoa e colocá-la dentro da canoa. Jorge estava sozinho e assim que conseguiu retirar o peixe da água pediu ajuda a familiares. Na quinta-feira (20) ele colocou as redes e, na manhã do dia seguinte, teve a grande surpresa. “Fui puxando a rede e vi aquele peso, não sabia o que era porque ali é fundo, tem uns dois metros de profundidade e a água é escura”, contou.
A carpa virou atração entre familiares e vizinhos do pescador. Todos queriam ver o peixe gigante. “Foi uma festa. Deus meu deu este presente”, disse Jorge. O aposentado trabalhou mais de 30 anos pescando profissionalmente, atividade que agora é apenas um passatempo devido a problemas de saúde. A casa onde ele mora fica bem ao lado da Lagoa dos Quadros o que facilita que Jorge ainda pratique a pesca, uma de suas paixões.









