
A Polícia Civil de Arroio do Sal cumpriu mandados de busca e apreensão relacionados a um caso de maus-tratos a animal, ocorrido no início deste ano e transmitido por meio da plataforma Discord.
A investigação teve início após a corporação tomar conhecimento, na última semana, de que um grupo de indivíduos participou de um ato de extrema crueldade contra um gato, transmitido em uma sala de chamadas online.
Conforme apurado, um dos participantes do crime seria morador de Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A partir dessa informação, os agentes da Polícia Civil iniciaram diligências para identificar e localizar o suspeito.
Com base no trabalho investigativo, foram levantados cinco endereços vinculados ao suspeito. Durante o cumprimento das ordens judiciais, nessa segunda-feira (14), os policiais localizaram o investigado.
O jovem, de 18 anos de idade, estava em um dos endereços apontados previamente. No local, os policiais apreenderam um aparelho celular e um computador.
Adolescente apreendido no estado de São Paulo
Um adolescente de 15 anos, que torturou e matou o gato durante transmissão no Discord, foi apreendido no bairro Guaianases, na zona leste de São Paulo (SP). Conforme informações do G1, ele seria morador de Limeira (SP).
“A partir da análise de grupos na plataforma Discord, a investigação desvelou uma comunidade focada em maus-tratos a animais, onde, por meio de transmissões ao vivo, praticam tortura e posterior morte de seres sencientes para a diversão de espectadores, que também solicitam os atos de crueldade via chat”, afirmou a Polícia Civil paulista ao G1.
O que é o Discord?
A plataforma permite que os usuários conversem por meio de mensagens de texto, voz e vídeo.
O que diz o Discord?
“Assim que tomamos conhecimento desse tipo de conteúdo, agimos imediatamente e aplicamos as medidas cabíveis, que podem incluir o banimento de usuários e a derrubada de servidores.
O Discord fez comunicações proativas às autoridades brasileiras, denunciando grupos e indivíduos envolvidos nesse tipo de conduta prejudicial e/ou comportamentos que representavam risco para outras pessoas. Nossas divulgações, em alguns casos, ajudaram a impedir crimes antes que ocorressem e contribuíram para a prisão de indivíduos mal-intencionados.”