A Prefeitura de Arroio do Sal anunciou o repasse de R$ 750 mil para encerrar a fila de exames atrasados de moradores do município. A destinação do recurso para a Secretaria da Saúde foi formalizada nessa segunda-feira (04), durante visita do prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão), ao posto da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central.
Segundo a prefeitura, os exames que serão realizados são de responsabilidade do Estado e atrasaram devido a uma sobrecarga no Sistema Único de Saúde (SUS), afetando o sistema municipal.
Para encerra a fila de espera, a prefeitura reuniu recursos destinados para a saúde por meio de emendas parlamentares. Os valores foram encaminhados pelos deputados federais Alceu Moreira, Maria do Rosário, Giovani Feltes, Afonso Motta, Paulo Pimenta(Federal), Giovani Cherini, Carlos Gomes, pelo deputados estaduais Luciano Silveira e Elizandro Sabino e pelo senador Paulo Paim.
“Nós estamos destinando esse valor para colocar em dia todos esses exames e consultas que estão pendentes. É uma notícia muito boa para toda a população”, disse o prefeito.
O secretário da Saúde, Diego Feldmann, destaca que com os R$ 750 mil será possível realizar mais de 3.600 exames. “A maioria desses exames é de alta complexidade, como colonoscopia, ressonância, mamografia e endoscopia”, apontou.
Para agilizar o processo, está sendo realizado um mutirão para agendar as consultas e exames por meio do contato telefônico. O secretário informa que os pacientes que estão aguardando o agendamento de novos exames e consultas, devem atualizar seus cadastros junto a regulação. “Nós utilizamos o sistema do telefone para agendar, então, se você estiver com o contato atualizado, receberá a nossa ligação para agendar”, frisa.
Em caso de dúvidas e se o contato não estiver atualizado, o paciente deve ir até o ESF Central. O atendimento é de segunda a sexta-feira (exceto nos feriados). Nas segunda-feira o horário é das 8h às 12h e das 13h às 16h. De terça a sexta funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h.