Mulheres podem denunciar agressões em farmácias do Litoral Norte

Compartilhe

Coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas, deputado estadual Edegar Pretto. Foto: Leandro Molina

O Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, realizou o lançamento regional da Campanha Máscara Roxa, no Litoral Norte. O objetivo é que as mulheres, vítimas de violência, façam denuncias em farmácias. Este é mais um  caminho alternativo para as denúncias.

O lançamento da campanha na região ocorreu nessa quinta-feira (16), por videoconferência e foi conduzido pelo deputado estadual Edegar Pretto (PT), que é o coordenador do comitê. “O nosso objetivo é salvar vidas, fazendo isso de forma segura e discreta. É preciso o engajamento da sociedade civil para ampliar o número de farmácias participantes, que estejam aptas a receberem as denúncias”, afirmou.

Nos estabelecimentos que aderiram à iniciativa é colocado um selo “Farmácia Amiga das Mulheres”. São nestes locais que as mulheres devem pedir ajuda. Os funcionários foram capacitados para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. (Veja a lista das farmácias participantes no final da matéria).

Como proceder: ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

Imagem: divulgação

Pretto revelou que a Campanha Máscara Roxa é fruto de uma recomendação da ONU Mulheres, que identificou o aumento – e ao mesmo tempo a subnotificação – dos casos de violência doméstica durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. “As vítimas não estão conseguindo acessar os canais convencionais de denúncia, por conviverem mais tempo com seus agressores. Nós envolvemos as farmácias porque elas estarão abertas mesmo em situações de lockdown, por serem serviços essenciais”, explicou.

Segundo o parlamentar, a campanha também foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no RS durante esse período de isolamento. Nos meses de março, abril e maio, 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.

A juíza-corregedora Gioconda Pitt, do Tribunal de Justiça do RS, comentou que a Campanha Máscara Roxa já está dando resultados devido ao engajamento do setor público e das farmácias, além do apoio dos veículos de comunicação que ajudam a divulgá-la. Ela disse que, ao mesmo tempo em que há um aumento expressivo dos casos de violência doméstica na pandemia, há a subnotificação dos registros, o que preocupa. “A violência doméstica é uma questão de saúde pública que atinge também os filhos e quem convive com a vítima”.

Bianca Feijó, diretora do Departamento de Políticas para Mulheres do RS, destacou a importância de todos divulgarem a campanha em seus municípios, a fim de que se tenha mais adesão de farmácias. Ela frisou ainda que, caso haja dificuldade de ir à farmácia, a denúncia não precisa ser feita necessariamente pela vítima. “Pode ser a amiga, a vizinha, uma parente a pedir a ajuda”.

O subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, major Vanderlei Tomazzi, lembrou que geralmente é a Brigada quem tem o primeiro contato com a vítima. Ele também reforçou que, diante das dificuldades de fazer a denúncia por voz via 190 ou presencialmente numa delegacia, todas as alternativas são bem-vindas para ajudar as mulheres. “A Campanha Máscara Roxa é muito importante nesta luta”.

Municípios que possuem Farmácias Amigas das Mulheres no Litoral Norte

  • Arroio do Sal (Associadas/Agafarma)
  • Balneário Pinhal (Associadas)
  • Capão da Canoa (Agafarma)
  • Capivari do Sul (Associadas)
  • Caraá (Associadas)
  • Cidreira (Associadas / Agafarma)
  • Imbé (Associadas / Agafarma / Vida Farmácias, da Rede Vida)
  • Mostardas (Agafarma)
  • Osório (Associadas)
  • Palmares do Sul (Associadas)
  • Terra de Areia (Associadas)
  • Torres (Associadas / Agafarma)
  • Tramandaí (Associadas / Agafarma)
  • Três Cachoeiras (Associadas)
  • Três Forquilhas (Agafarma)
  • Xangri-lá (Agafarma)

Farmácias: como participar?

Qualquer farmácia pode aderir à campanha. Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 991993641 | comite.gaucho.elesporelas@gmail.com

Compartilhe

Postagens Relacionadas